Prudente vacina 31,49% das crianças contra paralisia infantil; meta é de 95%

Campanha de imunização foi prorrogada até fim de junho; cobertura maior permite evitar risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, que é área livre da doença desde 1994

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/06/2024
Horário 17:26
Foto: Cedida
Prudente aplicou 3.230 doses contra paralisia infantil até atualização de sexta-feira
Prudente aplicou 3.230 doses contra paralisia infantil até atualização de sexta-feira

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), ressalta que a campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, foi prorrogada até o fim de junho, conforme orientações da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), foram aplicadas na cidade 3.230 doses até a atualização de sexta-feira. O número corresponde a 31,49% do público estimado em 10.255 crianças. No entanto, a meta é de, no mínimo, 95%.

A Sesau aponta que Prudente conta com 28 salas de vacinação, todas disponíveis para atender as crianças de 1 a 4 anos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, a sala de vacina da ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.

Os munícipes devem comparecer a uma das unidades munidos de documento pessoal, RG e CPF (Cadastro da Pessoa Física).

Meta de vacinação

Em Prudente, a meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo para reduzir o número de não imunizados e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para sua erradicação, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo PVS (poliovírus selvagem) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

Fase de transição

A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da VOP (vacina oral poliomielite) para apenas um reforço com a VIP (vacina inativada poliomielite). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP ainda em 2024, a partir do segundo semestre.

Esclareça dúvidas

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link www.vacina100duvidas.sp.gov.br.

Publicidade

Veja também