A cidade de Presidente Prudente terá 30 representantes, jovens e adultos da Paróquia São Pedro, no Jubileu dos Jovens, que acontecerá de 28 de julho a 3 de agosto de 2025, na Praça São Pedro, no Vaticano, em Roma. O prefeito Ed Thomas (MDB) recebeu na manhã desta quinta-feira, no gabinete do Paço Municipal, os catequistas Mateus Brigatto, Roodney Soares e Guilherme Aguilar, que anunciaram a ida dos peregrinos ao Jubileu.
Para custear a viagem, os membros da Paróquia São Pedro, na zona leste da cidade, têm programado uma série de ações com o objetivo de arrecadar recursos. Já neste sábado, acontece o primeiro "pedágio", quando os jovens, devidamente identificados com camisetas e faixas, se reunirão em pontos estratégicos, como área central e Parque do Povo.
No dia 13 de dezembro, sexta-feira, os peregrinos promoverão o Churrasco dos Jovens, na Chácara Amarela, às 20h, com música ao vivo. O convite individual já está sendo vendido a R$ 60, com refrigerante incluso.
De acordo com Roodney Soares, um dos representantes do grupo, desde as primeiras edições da Jornada Mundial da Juventude, a Paróquia São Pedro envia seus jovens e é uma tradição que tem sido mantida. “Nós três já fomos. Agora, nossos filhos irão. É uma missão evangelizadora que tem se perpetuado”, afirmou.
O prefeito Ed Thomas agradeceu a visita e afirmou que a iniciativa é de extrema importância, principalmente para a juventude. “A humanidade não aprendeu muita coisa com a pandemia. Jovens bem-intencionados merecem nossa atenção”, declarou.
O grupo de jovens também criou um perfil no Instagram para ajudar na divulgação e arrecadação: @jovensperegrinospp.
No final de julho e início de agosto de 2025, Roma será o lar de milhares de adolescentes e jovens que desejam fazer-se peregrinos. No centro do Ano Santo, estará um tema muito atual: "A esperança".
"Vós, de fato sois a alegre esperança de uma igreja e de uma humanidade sempre em movimento. Gostaria de vos tomar pela mão e percorrer convosco o caminho da esperança. Gostaria de vos falar das nossas alegrias e esperanças, mas também das tristezas e angústias do nosso coração e da humanidade sofredora", afirmou o Papa Francisco em convite aos jovens para o Jubileu.