A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) realiza neste sábado, das 8h às 12h, um plantão de atendimento a cães no Parque Furquim e entorno.
Os profissionais estarão de plantão na Rua Quintino Bocaiúva, na praça da Toledo Prudente Centro Universitário.
Todas as pessoas que receberam notificação em casa, de qualquer bairro, devem levar seus cães para a coleta de sangue e chipagem. Quem mora no entorno e não recebeu notificação, mas o animal não possui microchip e já completou seis meses, também pode comparecer.
Também neste sábado, o Abrigo de Animais promoverá uma Feira de Adoção Responsável das 12h às 17h, no Parque Shopping, próximo ao Super Muffato.
Atualmente, o abrigo assiste 62 animais, sendo 49 adultos e 13 filhotes, que foram retirados de situações de abandono ou maus-tratos. A equipe técnica do local ressalta sobre a importância da adoção responsável, principalmente de animais adultos, que não são os preferidos das famílias e acabando sobrando durantes as feiras.
A coleta de sangue visa a testagem da LVC. De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Eles são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados e, depois, picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da doença.
Já a microchipagem visa a identificação dos animais domésticos, contribuindo para minimizar o abandono. Com isso, caso seja recolhido nas ruas pelo município, o pet poderá ter o seu tutor identificado por meio do microchip.