A cidade de Presidente Prudente acaba de ganhar um importante reforço na área cultural. Helber Henrique Guedes, graduando do curso de Geografia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e ativista de causas sociais, foi selecionado como agente territorial de cultura. A iniciativa é fruto da parceria entre o PNCC (Programa Nacional dos Comitês de Cultura), desenvolvido pelo Ministério de Cultura, e os IFs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia). Além de Helber, o município conta com Haroldo Lobo Garcia como Agente Territorial de Cultura.
O papel do agente territorial de cultura é promover a participação, mobilização social e comunicação em suas comunidades, contribuindo para o desenvolvimento territorial e a valorização da diversidade cultural local, além de ter conhecimento sobre as dinâmicas culturais do território onde atuam.
Guedes estará à frente do projeto de extensão “Territórios culturais: construindo pontes e conectando comunidades”, com a proposta de fomentar a diversidade étnico-racial, gênero, orientação sexual e inclusão de pessoas com deficiência no campo cultural. O objetivo é facilitar o diálogo intercultural, estimular a descentralização das ações culturais e a participação ativa das comunidades em processos formativos e de desenvolvimento artístico-cultural.
Segundo Helber, o Conselho Municipal de Cultura de Presidente Prudente está passando por uma renovação significativa, com a formação de uma nova diretoria em direção de implementar uma nova política cultural para a cidade. “Este projeto vem ao encontro dos anseios da comunidade cultural e da população em geral, que muitas vezes se sentem fragmentadas devido ao acesso limitado aos equipamentos culturais da cidade.”
O coordenador estadual de agentes territoriais de cultura, Marcelo Simon Manzatti, destacou a importância de contar com dois agentes atuando na cidade. “A presença dos agentes culturais visa tornar o Ministério da Cultura mais próximo da população. Helber e Haroldo, que estão na região de Presidente Prudente, além de desenvolverem seus planos de ação individuais, cada um na sua especialidade, trabalham em sintonia com movimentos, gestores públicos, conselheiros de cultura, artistas e usuários de equipamentos culturais. Todo cidadão tem direitos culturais garantidos pela Constituição e esse programa busca efetivar esses direitos de modo amplo.”
Além do Conselho Municipal de Cultura, a iniciativa terá parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, a Unesp de Presidente Prudente, o Comitê de Ação Cultural Local da Unesp, o Sesc Thermas, coletivos culturais e agentes locais.
Entre junho e dezembro, serão realizadas diversas ações culturais destinadas a diferentes públicos, como crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência e profissionais da cultura, entre elas: sessões de cinema com debates sobre temas sociais, como soberania alimentar e preservação ambiental; fóruns e seminários para discutir diversidade e democracia cultural; mapeamento cultural, identificando grupos e espaços culturais na região; e capacitação em gestão cultural, mediação e cidadania cultural.
As atividades serão feitas em praças, espaços públicos e locais de fácil acesso, garantindo inclusão e acessibilidade para todos.
“A realização destas ações é importante para que a população de Presidente Prudente se aproprie das políticas culturais, visto que são uma oportunidade de participação, diálogo e aprendizado, fortalecendo os laços comunitários e promovendo uma cultura de inclusão, diversidade e cidadania”, completa Guedes.
SERVIÇO
Para mais informações sobre o projeto, entre em contato pelo e-mail: [email protected], ou pelo celular (18) 99194-6843.