Prudente tem mais 5 confirmações de sarampo

Casos foram registrados em um bebê de 10 meses e em outras quatro mulheres de 19, 20, 25 e 26 anos; com novos números, são 10 ocorrências

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/09/2019
Horário 04:58
Arquivo - Segundo VEM, estão previstas duas campanhas de vacinação contra o sarampo em Prudente
Arquivo - Segundo VEM, estão previstas duas campanhas de vacinação contra o sarampo em Prudente

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou ontem mais cinco casos de sarampo em Presidente Prudente, sendo todos autóctones, contraídos no município. As confirmações foram registradas em um bebê de 10 meses e em outras quatro mulheres de 19, 20, 25 e 26 anos.

Com os novos números, a cidade contabiliza 10 casos positivos. Do total, três são importados, ou seja, foram contraídos em outra cidade. O órgão informa ainda que outras 20 catalogações aguardam resultado no IAL (Instituto Adolpho Lutz).

Segundo informa a VEM, o bloqueio vacinal nas pessoas de convívio próximo às acometidas pela doença já foi realizado, “que é efetuado sempre quando há um caso suspeito”, assim como a varredura, cujo trabalho consiste na verificação da carteira de vacinação e na busca ativa por novos casos em um raio de cinco quadras da residência do munícipe que contraiu o sarampo.

A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, pontua ainda que, segundo comunicado do Ministério da Saúde, estão previstas duas campanhas de vacinação contra o sarampo em Prudente. A primeira deverá ocorrer em outubro, destinada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, inclusive com Dia “D” para o dia 19; e a segunda em novembro para jovens de 20 a 29 anos, com Dia “D” previsto para o dia 23.

Vale lembrar que a vacina em Prudente atualmente está disponível em 28 unidades de saúde e pode ser dada em bebês a partir dos seis meses de idade, conhecida como “dose zero”. Entretanto, isso não descarta a necessidade da dose aos 12 e 15 meses. No caso das pessoas com até 29 anos de idade, a recomendação é de duas doses, e as pessoas a partir dos 30 e até os 59 anos (nascidos a partir 1960), a recomendação é de apenas uma dose.

Publicidade

Veja também