Neste domingo, os cartórios das zonas eleitorais de Presidente Prudente, responsáveis pela organização do pleito municipal, realizaram uma operação considerada tranquila, com poucos problemas técnicos e sem grandes incidentes nas 62 seções espalhadas pela cidade. Cerca de 165 mil eleitores foram às urnas em um dia marcado pela ausência de filas e pela rápida resolução de eventuais problemas.
De acordo com o chefe do cartório da 101ª ZE (Zona Eleitoral) de Presidente Prudente, Fabiano de Lima Segalla, o dia de votação começou com a inicialização das urnas, sendo registrados apenas pequenos incidentes. “Tivemos dois ou três eventos de urnas desligando na parte da manhã, mas logo foram restabelecidas”, relatou. As ocorrências foram na Escola Estadual Professor Arlindo Fantini, na Toledo Prudente Centro Universitário e na Escola Estadual Professor Hugo Miele, com apenas uma substituição de urna necessária, feita na Escola Estadual Teófilo Gonzaga da Santa Cruz, no bairro Humberto Salvador.
Segalla destacou ainda a tranquilidade no fluxo de eleitores durante o dia, sem filas ou aglomerações. “Foi um público bem espaçado nas seções, sem filas, muita tranquilidade e sem problemas de ordem jurídica. Fizemos apenas a remoção de um cartaz na frente do Escola Municipal José Soares Marcondes, no Bosque, mas, no restante, não houve nenhuma ocorrência de prisão ou qualquer tipo de intervenção policial”, afirmou, classificando a eleição como "muito tranquila".
No período da tarde, o foco do trabalho foi voltado à recepção das mídias de resultados e à transmissão dos dados para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “A junta eleitoral está se preparando para processar a documentação das seções e transmitir os resultados. Estimamos ter o primeiro resultado entre 19h30 e 20h30", explicou Segalla, que também destacou a responsabilidade da 101ª Zona Eleitoral na totalização dos votos da cidade, incluindo os da 402ª Zona Eleitoral.
Letícia Macoratti de Castilho, chefe do cartório da 402ª ZE, também ressaltou a tranquilidade da eleição. “Foi uma eleição sem tumultos e sem formação de grandes filas. O eleitor pôde votar com paz, exatamente como esperávamos”, afirmou. No entanto, Letícia destacou que cinco urnas precisaram ser trocadas ao longo do dia, com ocorrências no Colégio Criarte, na Escola Estadual Professora Maria Luiza Bastos, no Sesi (Serviço Social da Indústria) e no Anglo. "Assim que apresentaram problemas, as urnas foram trocadas e tudo transcorreu normalmente", garantiu.
Uma ocorrência de boca de urna foi registrada na Escola Estadual Professor Placídio Braga Nogueira, no Jardim Santa Marta. "Esse caso está sob análise e será tratado durante a semana", explicou Letícia, informando que a pessoa envolvida será interrogada e o processo seguirá os trâmites legais.