Atualmente, o município de Presidente Prudente conta com aproximadamente 250 pessoas em situação de rua cadastradas pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Para atendimento a este público, a pasta possui uma equipe de abordagem exclusiva, com profissionais especializados em realizar a abordagem, identificar as necessidades e, eventualmente, encaminhá-lo para os serviços de acolhimento.
“Sempre que há a proximidade de um período de frio intenso, as equipes de abordagem se mobilizam e intensificam as ações de atendimento à população de rua, visitando os locais onde este público normalmente permanece e encaminhando-o para os centros de acolhimento, caso aceite”, informa a pasta.
O Centro de Acolhimento ao Migrante e População de Rua (antiga Casa de Passagem) e o Creas-POP (Centro de Referência Especializado em Assistência Social - População de Rua) são locais municipais que acolhem estas pessoas e oferecem, além de dormitório: alimentação, atendimentos de saúde, acompanhamento com assistente social e outros serviços.
SERVIÇO
O Centro de Referência da População Migrante de Rua está localizado ao lado da Secretaria de Assistência Social, na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431 (em frente à Casa do Médico). Para mais informações o telefone é (18) 3223-6252.