Em Presidente Prudente, o auditório da Prudenprev (Sistema da Previdência Municipal) sediou, nesta quinta-feira, a primeira reunião para implementação do método Wolbachia na cidade.
O município é um dos primeiros a serem visitados pelo Ministério da Saúde para a coleta de informações que serão utilizadas para dar início ao uso da tecnologia, que consiste na liberação de Aedes aegypti juntamente com a bactéria Wolbachia, a qual impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam no mosquito, reduzindo assim a transmissão de arboviroses.
Durante a reunião, foi apresentado o fluxo de trabalho nas etapas de implementação do método. Já à tarde, as equipes visitaram as instalações municipais de controle vetorial.
Conforme o líder de relações institucionais da Fiocruz/WMP (Fundação Oswaldo Cruz/World Mosquito Program), Diogo Chalegre, esse método é uma alternativa complementar e não uma "bala de prata" que irá zerar os casos. Segundo ele, essa bactéria é natural e está presente em mais de 50% dos insetos da natureza, no entanto, não existe no mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a consultora técnica do Ministério da Saúde, Aline Rabello, o método é uma política pública adicional para o controle de arboviroses. Ela explica que será preciso capacitar os recursos humanos para um trabalho específico de educação nas escolas por meio do engajamento comunitário.
A profissional esclareceu que esse método já foi implementado em outros países. No Brasil, houve pesquisas em Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Petrolina (PE) e Campo Grande (MS). Em Niterói, por exemplo, houve redução de 70% dos casos de dengue nas áreas instruídas.
Prudente é uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a receberem o método. Outras reuniões ocorrerão em Foz do Iguaçu (PR), Natal (RN), Joinville (SC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR).
Nesta sexta-feira, uma nova reunião segue a partir das 9h até as 15h30, no mesmo local. Haverá formação de grupo de trabalho para início da construção da proposta de implementação municipal e agendamento das próximas reuniões do comitê gestor. No período da tarde, a equipe dá andamento à apresentação do esboço de plano de trabalho do município.