Presidente Prudente registrou, nos oito primeiros meses deste ano, 36.264 casos positivos de dengue, além da confirmação de 24 óbitos devido à doença.
Com o objetivo de planejar ações de enfrentamento à proliferação do Aedes aegypti, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e o Comitê de Mobilização, Acompanhamento e Assessoramento das Ações contra Dengue e Leishmaniose Visceral solicitaram permissão para participar da reunião geral do clero, que aconteceu no início da tarde de terça-feira, no Seminário Diocesano. O encontro contou com a presença do prefeito Ed Thomas (sem partido), do bispo Dom Benedito Gonçalves e do secretário Municipal de Saúde, Breno Erbella Casari.
Também participaram o presidente do Comitê da Dengue, Carlos Rocha Santana, o Kal, a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, além de padres e vigários de toda a Diocese de Presidente Prudente.
De acordo com Elaine, a participação da VEM e do comitê foi solicitada com o intuito de antecipar as ações de prevenção e combate à dengue, considerando que o período de chuvas e de calor está se aproximando.
“A participação da sociedade civil e, principalmente, da população em geral, é muito importante para o sucesso das ações contra a dengue, que são dever coletivo. É preciso que todos estejam engajados. Sabemos que as igrejas e os líderes religiosos exercem um importante papel perante a comunidade de aconselhamento, de liderança, de inspiração e de direcionamento, portanto, serão grandes aliados do poder público nessa batalha”, comentou a supervisora da VEM.
O prefeito Ed Thomas agradeceu a disponibilidade e o espaço aberto para o assunto seja tratado.
De acordo com o presidente do comitê, Kal, as equipes também se reunirão com outras lideranças religiosas com a finalidade de atingir o maior número de pessoas possível.