Prudente soma 1.577 animais vacinados contra a raiva em 2024

Deste total, 520 foram imunizados pela UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) e outros 1.057 em clínicas particulares do município

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 24/07/2024
Horário 04:00
Foto: Cedida
Desde 2020, campanhas de vacinação foram suspensas e modificadas para ações específicas
Desde 2020, campanhas de vacinação foram suspensas e modificadas para ações específicas

De janeiro até o dia 16 de julho, 1.577 animais foram vacinados contra a raiva em Presidente Prudente. Destes, 520 foram imunizados pela UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) e outros 1.057 em clínicas particulares. O gerente da UVZ, Tiago Patrício Ribeiro da Silva, explica que, por meio do órgão, a administração municipal realiza algumas ações estratégicas para vacinação fora da unidade, “sempre respeitando as orientações dos órgãos de controle responsáveis”. “Não temos incidência de casos humanos no município há um bom tempo”, destaca.

O gerente da UVZ ressalta que, desde meados de 2020, após orientação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, foi aconselhada a suspensão das campanhas de vacinação para todos os municípios, as quais foram modificadas para ações específicas, mantendo as doses para vacinação em unidades de modo fixo durante todo o ano, em virtude da estabilidade dos baixos índices de casos no Estado.

Tiago declara que os proprietários interessados em fazer a imunização do seu animal contra a doença podem, portanto, procurar a UVZ a qualquer momento do ano, dentro do horário de atendimento, que é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. “O principal critério é que o animal esteja saudável para receber a dose de vacina e também é necessário que o tutor leve o animal até o local”, orienta, sobre a unidade que fica situada na Rua Thomazia Salas, 435-553, no Parque Primavera. 

Sintomas

A vacina contra a raiva permite que o animal esteja minimamente seguro durante o ano caso seja acometido pelo vírus, pontua o gerente da UVZ. “Ressalto que é importante o acompanhamento de possíveis sintomas. O cão se torna agressivo, com tendência a morder objetos, outros animais, o homem, inclusive o seu proprietário, e morde a si mesmo, muitas vezes provocando graves ferimentos”, alerta. “A salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição”, ainda completa.

Frisa que, em caso de suspeitas relacionadas aos sintomas descritos, o tutor pode entrar em contato com o órgão pelo telefone (18) 3905-4220 para buscar orientações ou, se preferir, acionar o médico veterinário de sua preferência.

SERVIÇO
Vacinação contra a raiva
Unidade de Vigilância de Zoonoses
Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30
Endereço: Rua Thomazia Salas, 435-553 - Parque Primavera
Telefone: (18) 3905-4220

Publicidade

Veja também