Prudente sedia primeira fase do Game Jam+ 2020

Competição, conhecida como a copa do mundo de desenvolvimento de jogos, fomenta a indústria da economia criativa; inscrições seguem até dia 9

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 02/10/2020
Horário 07:40
Cedida - Participantes terão 54 horas para elaborar e desenvolver um jogo do zero
Cedida - Participantes terão 54 horas para elaborar e desenvolver um jogo do zero

Game Jam+ é um movimento colaborativo que promove o empreendedorismo na indústria da economia criativa. Conhecida como a copa do mundo de desenvolvimento de jogos, trata-se de um encontro presencial ou on-line de desenvolvedores para efeitos de planejamento, concepção e criação de um ou mais jogos dentro de um curto espaço de tempo. Neste ano, Presidente Prudente sediará simultaneamente a outras cidades, a primeira fase da edição 2020, que vai rolar de 9 a 11 deste mês. Os participantes terão 54 horas para elaborar e desenvolver um jogo do zero. As inscrições seguem até às 18h da próxima sexta-feira, e podem ser feitas pelo site www.gamejamplus.com
De acordo com o organizador local do evento, Danilo Filitto, o GameJam+ é uma maratona de desenvolvimento de jogos com o objetivo principal de fomentar a indústria da economia criativa, empresas e comunidades engajadas, ao mesmo tempo em que une a força e os interesses de diferentes pólos de desenvolvedores em todo o mundo. “GameJam+ tem como objetivo mostrar a existência e o potencial de jogos independentes, estimulando ainda mais o desenvolvedor criar e ver o conceito de criação de videogames como um negócio. Além disso, é uma oportunidade para fomentar o mercado regional de jogos”, explica.
Na sua quinta edição, o evento já atingiu 50 cidades brasileiras, 37 internacionais, mais de 2 mil participantes, 400 projetos (100 incubados em dois meses)  e mil voluntários, reforça o organizador. Os patrocinadores da GameJam+ incluem Google, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Nuuvem, Unity, Poki, consulado do Reino Unido, Big Festival, Gazeus entre outros. A cidade de Prudente sediará pelo segundo ano a maratona de desenvolvimento de jogos. No ano passado, o evento foi realizado na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). A primeira fase da edição 2020 será totalmente on-line.

Edição terá diversas fases

Antes de iniciar as fases da competição, ocorrerá o esquenta, ou seja, um aquecimento. Para tanto, serão cinco dias de palestras 100% on-line e gratuitas, com profissionais e empresas ligadas à indústria de jogos, publishers e organizadorxs da GameJam+2020. O encontro virtual será realizado de 4 a 8 de outubro, no YouTube (Game Jam Plus) e no Instagram (@gamejamplus). 
A primeira fase da edição de 2020 vai rolar do dia 9 a 11. Os participantes terão 54h para elaborar e desenvolver um jogo do zero, e, ao final, apresentá-lo para uma banca de jurados – da mesma forma que se faria no marketing e venda de um projeto para grandes investidores. Destes participantes sairão os primeiros finalistas da Game Jam+. É valido ressaltar que neste ano serão dois finalistas por cidade.
Na segunda fase da Game Jam+ 2020, todos os finalistas de cada cidade vão aprender com os mais competentes mentores – de diversas áreas – como aperfeiçoar e profissionalizar seus projetos através de workshops à distância, além de um atendimento personalizado e constante. E quem não for selecionado? Não se preocupe! Todos os inscritos terão acesso aos workshops também. A segunda fase terá início em novembro, após a divulgação dos resultados da primeira fase. 
Na terceira fase da GameJam+, os vencedores da primeira etapa passarão por uma avaliação e serão selecionados os grandes finalistas de cada continente. As semifinais serão: América Latina, África e Oriente Médio, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. A quarta etapa da competição é o momento em que os finalistas e organizadores se encontram presencialmente na cidade de São Paulo, a fim de definir e celebrar os grandes vencedores. Está etapa irá proporcionar momentos únicos de networking, trocas de experiências e, claro, muitos jogos.

SERVIÇO
As inscrições seguem até o dia 9 deste mês, às 18h, pelo site www.gamejamplus.com. O valor da inscrição é de R$ 50. No entanto, o participante pode obter R$ 20 de desconto com o código: APOIADORES.  

(((BOX)))

Premiação Game Jam+ 2020

- Todos os campeões regionais (duas equipes por cidade) garantem a sua vaga na final, e um time por cidade terá direito a um ingresso para a rodada de negócios no Big Festival;
- Todos os campeões continentais (Ásia/Oceania, África, Europa, América e Brasil) ganham IGDA membership;
- Na rodada final (que ocorrerá em São Paulo), os candidatos podem concorrer a vários prêmios:
Voto dos jurados de melhor gameplay para o 1º lugar: troféu + 1 ano de uma licença Unity Pro +;
Voto dos jurados de melhor pitch para o 1º lugar: troféu + 1 ano de uma licença Unity Pro +;
Voto dos jurados para o 2º e 3º lugares: troféu;
Prêmio especial para o melhor game mobile, game web, game designer, trilha sonora, game de diversidade, game de impacto social, pitch e melhor narrativa. 

Fonte: Com a organização 

Publicidade

Veja também