A Liga Regional de Handebol segue acontecendo pelo oeste paulista e só entre a manhã e a tarde de ontem, o PUM (Parque de Uso Múltiplo), em Presidente Prudente, recebeu oito partidas da competição, sendo seis desses jogos com equipes prudentinas. Subdivida em categorias, o grupo Unimed/Instituto Edespp/Semepp, que representa a capital da Alta Sorocabana, segue na liderança com os times infantil feminino, mirim feminino e mirim masculino.
À frente da equipe, o treinador Péricles Junior comenta que, para manter os bons resultados, a culpa é da qualidade das meninas e meninos que entram em quadra. De acordo com ele, desde a iniciação, os atletas têm mostrado um bom desempenho, a partir do treinamento pesado e intenso que recebem. “A gente percebe o reflexo do trabalho, que é trazido para dentro de quadra. Trabalhamos bem a bola em ataque e na defesa, que faz com que saímos na frente”, completa. O técnico ainda explica que a bola é trabalhada de forma que possa fazer o grupo dono do jogo, de modo que o adversário corra atrás para recuperar e não o contrário.
O que tem dado certo e é refletido na liderança das categorias. Péricles ressalta que a qualidade das equipes é compacta e constante. “Não há oscilação de altos e baixos, enfrentando crises, jogos ruins e voltando pra casa com aquele gosto de que não rendeu. A gente sempre pode fazer mais, porém, é importante conseguir manter o padrão e abrir bem o jogo. E isso tem sido feito”, destaca.
Quem concorda com ele é a Isadora Siqueira do Nascimento Silva, 11 anos, jogadora da categoria mirim. Para ela, a competição está forte e os times adversários estão marcando presença. Mas, ainda de acordo com ela, os treinos semanais ajudam na qualidade do grupo em quadra, dita pelo técnico. A atleta conheceu a o projeto através da escola e garante que, desde então, se apaixonou pelo esporte e tem se empenhado.
Um empenho que é avaliado tanto individualmente quanto em grupo. O treinador explica à reportagem que os treinos são feitos com o objetivo de manter o nível de cada jogador de maneira parecida. “Desta forma, podemos dizer que temos hoje equipes fortes e com atletas que apresentam um desempenho parecido”, conclui.
Jogos
Na parte da manhã de ontem, a equipe adulta da Medicina de Presidente Prudente também entrou em quadra contra Martinópolis, mas não se deu bem e perdeu no placar de 9 a 16. As meninas do time infantil disputaram com Álvares Machado e venceram de 14 a 9.
Até o fechamento desta reportagem, no período da tarde, Prudente jogaria contra os times de Castilho (SP), pelas categorias mirim feminino e masculino, e a Medicina voltaria em partida, em confronto com Assis.