Prudente sedia festival mundial de divulgação científica

Pint of Science 2025 promove bate-papo sobre ciência na Fábrica Gastrobar nos dias 20 e 21 de maio; com shows musicais, evento é gratuito e aberto a toda população

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 13/04/2025
Horário 04:05
Foto: Cedida
Evento ocorre nos dias 20 e 21 de maio, às 19h, na Fábrica Gastrobar
Evento ocorre nos dias 20 e 21 de maio, às 19h, na Fábrica Gastrobar

“Não temos Planeta B: desafios globais e mudanças climáticas”. Este é o tema do Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo, realizado em Presidente Prudente pela FCT Unesp, nos dias 20 e 21 de maio, às 19h, na Fábrica Gastrobar.
“Falar de ciência em um bar é uma forma de aproximar os cientistas do público em geral. Este ano, escolhemos um tema urgente e inadiável, que trata de nossa vida e do ambiente em que vivemos. Queremos promover um bate-papo descontraído que envolva a participação de todos”, explica a coordenadora da comissão organizadora local, professora Tayná Gouveia.
Presidente Prudente é uma das mais de 100 cidades brasileiras participantes do Pint of Science, que ocorre simultaneamente em aproximadamente 450 municípios em mais de 25 países.
Os cientistas que vão conduzir os bate-papos na edição prudentina são de diferentes áreas do conhecimento. 
Na terça-feira, dia 20 de maio, Danielle Cardozo Frasca Teixeira fala sobre como as cidades percebem as mudanças climáticas, Gabriela de Souza Freitas aborda os poluentes emergentes em água e Carlos Alberto Feliciano apresenta a agroecologia como estratégia de (re)pensar a nossa relação com os alimentos. Nesta noite, quem se apresenta ao público é a Banda Stereonatos.
No dia 21 de maio, quarta-feira, Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, discute como o monitoramento ambiental e o sensoriamento remoto podem antecipar desastres climáticos, Guilherme Pina Cardim fala sobre os desafios das energias renováveis e Janaina Mantovan explica como a bioeconomia circular transforma resíduos agroindustriais em inovação. A Banda Solária será a atração da noite.

Histórico
O Pinf of Science surgiu na Inglaterra em 2012, com os pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul do Imperial College London. Eles convidaram pacientes que faziam tratamento para Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para falar da pesquisa que estavam realizando. A atitude motivou outros cientistas a saírem de seus laboratórios para falar de ciência. Em 2024, mais de 95 mil pessoas em todo o mundo participaram do Festival. O Brasil é o país com mais cidades participantes. 

Serviço
A edição 2025 do Pint of Science em Presidente Prudente é uma realização da FCT Unesp. O evento vai ser às 19h, nos dias 20 e 21 de maio, na Fábrica Gastrobar, localizada na Rua Adílio Artoni, 32, Jardim Petrópolis. Não é preciso fazer inscrição e nem há cobrança de ingresso. O participante paga apenas o que consumir no estabelecimento.

 

Publicidade

Veja também