Prudente registra primeiro caso de mpox

Paciente é um homem, que apresentou lesões cutâneas, febre, fraqueza e dores nas costas, muscular e de cabeça; informação foi confirmada pela Prefeitura e pela Secretaria Estadual de Saúde

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/09/2024
Horário 18:30
Foto: Fiocruz
Doença é caracterizada pela formação de lesões cutâneas
Doença é caracterizada pela formação de lesões cutâneas

A Prefeitura de Presidente Prudente confirmou nesta terça-feira que houve um diagnóstico positivo para mpox na cidade. A informação também consta no painel de monitoramento do Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), da Secretaria Estadual de Saúde.

O paciente é um homem que apresentou lesões cutâneas, febre, mialgia (dor muscular), cefaleia (dor de cabeça), astenia (fraqueza) e dor nas costas.

Conforme o Ministério da Saúde, a mpox é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem. O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a milhares de lesões. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.

 

Publicidade

Veja também