Em comemoração à canonização do Santo São Vicente Pallotti, hoje, o Santuário Nossa Senhora da Aparecida, em Presidente Prudente, e suas capelas receberão a relíquia do santo: uma estola que foi usada por ele. Segundo a ministra de eucaristia, Margarete Duarte Negrão, 50 anos, o evento servirá para manter viva a fé da comunidade.
De acordo com ela, São Vicente foi canonizado pela igreja no ano de 1963, e com a aproximação de 2013 ocorrerá o ano jubilar, data marcada pelos 50 anos de beatificação.
Devido a esta ocasião, cada província do mundo receberá uma relíquia do santo. "A estola que foi usada pelo santo ficará no Brasil e não retornará para Roma", destaca. Ela ainda acrescenta que o ato mantém viva a fé dos cristãos. "Nunca chegamos tão próximos de uma peça usada por um santo. Será um momento único, por isso peço a participação de toda a comunidade", declara.
No dia 26 de janeiro de 2013, todas as províncias se encontrarão para comemorar o cinquentenário na Igreja Basílica de Aparecida do Norte.
Programação
A relíquia percorrerá toda comunidade. Amanhã, com saída do Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, na Vila Marcondes, às 18h45, seguirá em carreata, até a capela de São Vicente Pallotti. Domingo será apresentada na missa da capela São Vicente de Paulo, no Parque Furquim, às 8h. Após a missa, a relíquia segue em procissão até a capela Santa Terezinha, no Jardim itapura I. Ainda no domingo, às 17h30, a relíquia seguirá em ato solene de volta ao Santuário Nossa Senhora da Aparecida para a missa, às 18h30, encerrando a peregrinação na paróquia.
Santo
São Vicente Pallotti foi um sacerdote que nasceu em Roma no ano de 1795. Fundou a União do Apostolado Católico (padres, religiosos e leigos), de onde nasceu a Congregação dos Padres Palotinos e a Congregação das Irmãs Palotinas. Pallotti morreu em 1850, em Roma, e foi canonizado em 1963. Foi o santo do apostolado católico universal e inflamado do amor infinito de Deus.