Grupos de escoteiros vão se reunir neste domingo, no auditório do Colégio Agrícola de Presidente Prudente, para o evento “Indaba Distrital” - a palavra Indaba vem do idioma zulu, que significa conferência, união. Segundo a comissária distrital do Grupo de Escoteiros Monte Carlo de Prudente, Vilma Ferreira de Castro, o fundador dos escoteiros, Lord Baden Powell, conviveu com tribos zulus e por isso trouxe ao movimento escoteiro algumas de suas particularidades, como algumas palavras do idioma.
O evento, de acordo com Vilma, terá a participação de cinco grupos de escoteiros do 30º Distrito Escoteiro Presidente Prudente: Grupo Gumercindo Nogueira de Cândido Mota, Guará Mirim de Primavera, Caiuá de Santo Anastácio, além dos grupos Monte Carlo e Guayporé de Prudente. “Esse encontro tem como finalidade aprimorar a formação de adultos voluntários, que trabalham diretamente com crianças e jovens no distrito. Além de alinhar cursos de formação e atividades escoteiras em conjunto para o ano de 2025”, explica Vilma.
O encontro também marca o encerramento da gestão do comissário Armando Tozoni de Assis e o início da gestão do distrito por Vilma Ferreira de Castro. “Esse dia serve também para fortalecer laços de fraternidade escoteira entre adultos voluntários do movimento escoteiro”. O evento será das 8h às 16h30.
Os grupos de escoteiros de Prudente atendem crianças e jovens de 6,5 a 21 anos. Durante a participação no movimento, eles têm a oportunidade através de experiências ao ar livre, convivência com amigos e atividades do programa educativo, de aprimorar seus conhecimentos de vida por meio dos valores morais e espirituais contidos nas leis dos escoteiros.
“Passeios, acampamentos, atividades divertidas, ajuda ao próximo e ao meio ambiente fazem parte da grade de eventos oferecidos aos membros”.
SERVIÇO
Vilma afirma que quem se interessar em fazer parte do movimento escoteiro, deve procurar um dos grupos e solicitar a inscrição:
- Grupo Monte Carlo (18) 99768-7327
- Grupo Guayporé (18) 3916-2262