A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), realizará o "Domingão da Vacinação" em drive-thru neste domingo, das 8h às 12h, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, em frente à rampa do Paço Municipal, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1.200. A iniciativa será realizada em conformidade com o governo de São Paulo, que prevê ações semelhantes em todos os 645 municípios do Estado.
Em Prudente, a iniciativa será destinada exclusivamente aos idosos com 80 anos ou mais, que poderão receber, simultaneamente, a quarta dose contra a Covid-19 e a vacina da gripe. Para os munícipes que não possuem carro, haverá atendimento aos que chegaram a pé.
Conforme a orientação da VEM, a quarta dose contra a Covid-19 é indicada para idosos que receberam a dose de reforço (terceira dose) há pelo menos três meses.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica Estadual, as vacinas contra a Influenza que foram entregues nesta semana pelo Instituto Butantan são trivalentes, compostas pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.
A coordenadora técnica em saúde, Vânia Maria Alves, explica que os idosos que não conseguirem comparecer ao "Domingão da Vacinação" e desejam ser imunizados contra a Influenza devem se dirigir às unidades de saúde a partir da terça-feira, das 7h30 às 16h30. Na segunda, o imunizante será distribuído entre as 27 unidades.
Calendário de vacinação contra a Influenza
- 27 de março: Idosos acima dos 80 anos;
- 4 de abril: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
- 2 de maio: Crianças acima de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes e puérperas;
- 9 de maio: Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
- 16 de maio: Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.