A Prefeitura de Presidente Prudente iniciou a construção da ciclovia que conectará o Jardim Monte Alto, na altura do Cristo, até o Conjunto Habitacional Ana Jacinta, seguindo a rota da Avenida Manoel Goulart e Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli. Orçada em R$ 1.185.047,94, a pista contará com 6.786 metros e, depois de concluída, será interligada a outra ciclofaixa já existente, com três quilômetros de extensão, que vai do Ana Jacinta ao Curtume Vitapelli. De acordo com a administração municipal, a previsão é que as obras sejam concluídas em até dois meses.
Na manhã de ontem, a reportagem esteve na Manoel Goulart, onde as obras estão sendo atualmente executadas, para saber a opinião dos transeuntes quanto ao serviço. O lavador Jonathan Silva Pontes, 23 anos, acredita que a implantação de uma ciclovia nessa extensão é “inútil”, uma vez que o trecho não possui grande fluxo de ciclistas. Para ele, os investimentos poderiam ser revertidos para outras obras públicas, como manutenção de ruas, por exemplo.
O aposentado Dorival Pedro, 73 anos, é outro munícipe que desaprova a iniciativa. A seu ver, trata-se de um investimento “desnecessário”, considerando que a cidade não foi estruturada para o uso de bicicletas. “Se Prudente fosse plana como Presidente Epitácio ou Campo Grande [MS], eu até seria a favor das ciclovias, mas as ruas são todas inclinadas”, avalia.
Dorival lamenta ainda a derrubada de árvores no canteiro onde a ciclovia está sendo inserida. “Na rotatória do Monte Alto, tinha um pé de primavera que era o cartão-postal do local”, comenta. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, o corte foi autorizado para a realização das obras e um trabalho de arborização e paisagismo será feito no entorno da pista “assim que possível”.
Do outro lado, estão aqueles que aprovam a instalação da ciclofaixa. O aposentado Otávio Joaquim dos Santos, 75 anos, mora no Ana Jacinta e utiliza a bicicleta para chegar até o centro de Prudente, pois não gosta de andar de ônibus. Para ele, a pista trará segurança ao trajeto, já que não precisará mais dividir espaço com os demais veículos. “São poucos os motoristas que respeitam quem está de bicicleta. Alguns já chegam ‘raspando’ na gente. Com a ciclovia, vou poder evitar isso”, pondera. O maratonista Moacir Alves de Souza, 57 anos, por sua vez, considera o equipamento importante para a segurança dos usuários. “Até mesmo quem faz caminhada ou corre como eu poderá usar a pista nos horários que os ciclistas não estiverem utilizando”, pontua.
Obras paralelas
Segundo a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), também seguem em andamento as obras na ciclovia que liga as zonas norte e leste de Prudente, totalizando mais de 11 km de pista entre o Jardim Cobral e o Distrito Industrial Antônio Crepaldi, onde foram investidos cerca de R$ 5 milhões. A administração municipal destaca que outra ciclovia com mais 3 km será implantada em uma das saídas do município, ligando o Jardim Novo Bongiovani ao Jardim Panorâmico, na divisa com Álvares Machado.