A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), anuncia o início da campanha contra a poliomielite na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, conforme o calendário elaborado pelo Ministério da Saúde, que segue até 14 de junho.
O público-alvo da ação são crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a realização da campanha neste momento é importante, considerando que o país se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da VOP (vacina oral poliomielite) para um reforço com VIP (vacina inativada poliomielite). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024. A partir de então, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo PVS (poliovírus selvagem) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a estratégia de vacinação como fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.
Em Presidente Prudente, a campanha abrangerá todas as 28 salas de vacinação do município, que funcionam das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a sala de vacina da ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.