Com a presença de 1,5 mil atletas, a etapa de Santa Catarina do Campeonato Brasileiro de Caratê ocorreu em Joinville de quinta-feira a domingo. Com 22 atletas na busca pela classificação para a próxima fase da competição, Presidente Prudente garantiu ao todo 17 atletas e segue viva nas etapas do torneio realizado pela CBK (Confederação Brasileira da modalidade). Os destaques ficaram por conta de Gabriel Hamada e José Roberto, que conquistaram, cada um, duas boas colocações.
De acordo com o treinador da equipe Semepp/SAS/Projeto Aquarela, Alexandre Serra, a expectativa foi superada pelos bons números conquistados. “A maioria esteve entre os primeiros quatro colocados e isso é muito bom, significa que o trabalho está sendo bem feito com as crianças”, afirma. Dando destaque a Gabriel e José, Alexandre comemora as boas classificações conquistadas. “Não é sempre que os atletas conseguem esse feito, e quando ocorre é gratificante”, afirma.
Dando continuidade aos treinos, os atletas seguem na preparação para as próximas competições que fazem parte do calendário oficial. “Agora é treinar e disputar a final do Campeonato Brasileiro, em outubro. Antes disso a equipe tem os Jogos Regionais, em Marilia, e também a Copa São Paulo, em agosto e setembro”, destaca.
Em Joinville, Prudente assegurou duas medalhas de ouro. Um com Amanda Monteiro de Oliveira, na categoria juniores +59 kg, e o segundo com Paulo Cesar Vieira, também na juniores. As medalhas de prata foram ao todo quatro, com José Roberto Negri, pelo katá (luta imaginária), na categoria master; Gabriel de Oliveira Hamada, pela kumitê (combate) sub-21; Guilherme Soares de Oliveira, no sub-14; e por Gabriel Leite Martins, na juniores.
De bronze foram 12 medalhas, sendo três na categoria cadete -57 kg, com Matheus Alcântara Bando Nonato, Lara Flávia de Souza e Ana Júlia Caldeira. No sub-10, Ane Elise Fernandes Gonçalves conquistou o terceiro lugar no katá, assim como Nathalia Santos da Silva Gonçalves, pela sênior, seguidas de Fernanda Santos de Almeida, na sênior +68 kg, e Gabriel Hamada, pela sênior -67 kg. Na juniores, Nathalia Santos e Amanda Monteiro também levaram o bronze.