Prudente fica em 36º lugar entre cidades paulistas que investem em ações de redução de desastres

Prêmio Municípios Resilientes foi concedido a 76 municípios na manhã dessa quarta-feira; objetivo é reconhecer aqueles que estão comprometidos com segurança da população

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/12/2024
Horário 18:07
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Prêmio reconhece cidades que investem na redução de riscos e de desastres em seus territórios
Prêmio reconhece cidades que investem na redução de riscos e de desastres em seus territórios

A cidade de Presidente Prudente foi contemplada com o prêmio Municípios Resilientes, concedido pelo governo do Estado de São Paulo, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, durante o lançamento da Campanha SP Sempre Alerta - Operação Chuvas. O município conquistou a colocação de número 36, com pontuação 75,5.

Neste ano, foram certificados 76 municípios paulistas que obtiveram a pontuação exigida pelo programa. São cidades que possuem uma gestão compromissada com as políticas e ações de redução de risco e desastre, em harmonia com o desenvolvimento sustentável.

Município Resiliente é o primeiro programa de gestão de desastres em âmbito regional que se tem notícia no Brasil. Por meio de uma série de indicadores de gestão, os municípios paulistas são avaliados na maneira como administram a redução de risco e de desastre em seu território, demonstrando, deste modo, o compromisso com a segurança e vida das pessoas.

O prefeito Ed Thomas (MDB) agradeceu ao governo do Estado pelo reconhecimento e parabenizou a equipe da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, "que está sempre disponível e não mede esforços para ajudar o próximo nas situações mais adversas".

Novo sistema de alerta

O novo sistema Defesa Alerta, baseado na tecnologia cell broadcast, começou a funcionar em todo o Estado de São Paulo nesta quarta-feira. Agora, quem estiver em uma área com risco de desastre receberá um alerta independentemente de cadastro prévio. Desde agosto, o sistema já vinha sendo testado em São Sebastião (SP), no litoral norte do Estado. 

A partir de agora, todas as pessoas que tiverem um celular com tecnologia 4G ou 5G receberão alertas da Defesa Civil. O sistema funciona mesmo com o aparelho sem crédito ou no modo silencioso. A nova ferramenta será utilizada em caso de eventos severos ou extremos, como o ocorrido em São Sebastião em 2023.

Durante o alerta, os telefones vibram e emitem um sinal sonoro com duração de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto se sobrepõe ao conteúdo que está sendo visualizado na tela e o cidadão só consegue continuar utilizando o aparelho depois que visualizar o conteúdo da mensagem.

SP Sempre Alerta

A campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas ocorre entre primeiro de dezembro e 31 de março. Durante este período, todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil permanece em prontidão. Os agentes realizam ações preventivas, como o monitoramento climatológico 24 horas, emitem alertas e realizam vistorias de campo.

Durante toda a operação, é realizada a campanha de prevenção, com veiculação de materiais educativos em TV, rádio, outdoor, distribuição de panfletos e fixação de faixas orientativas, com objetivo de despertar mudança de mentalidade na população e prevenir a exposição ao risco, como, por exemplo, não atravessar áreas alagadas e buscar locais seguros durante os temporais.

Publicidade

Veja também