O município de Presidente Prudente registrou um saldo anual positivo de 2.517 empregos formais em 2024, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho. No entanto, o último mês do ano trouxe um cenário atípico: dezembro fechou com saldo negativo de 550 vagas, marcando a primeira vez em 2024 em que as demissões (2.640) superaram as contratações (2.090).
Ao longo de 2024, todos os setores econômicos contribuíram para o resultado positivo. O setor de serviços foi o principal motor da economia prudentina, com saldo de 1.417 empregos (16.618 admissões contra 14.201 demissões). A indústria registrou saldo de 428 (5.553 admissões), seguida pelo comércio (361) e pela construção civil (233). Até a agropecuária, com menor volume, teve resultado positivo: 79 vagas.
O mês de dezembro trouxe um revés, com todos os segmentos fechando no vermelho. O serviço liderou as perdas (-238), seguido pela construção (-161) e indústria (-113). Agropecuária (-21) e comércio (-17) também registraram saldos negativos. Para a economista Edilene Mayumi Murashita Takenaka, o resultado reflete as pressões macroeconômicas enfrentadas pela economia brasileira no contexto atual:
“As oscilações no valor da moeda americana [dólar] e as altas da taxa Selic [taxa básica de juros] acabaram por refletir no dinamismo do mercado de forma negativa, pois encareceram a matéria-prima que em grande parte é importada e os juros altos também encarecem o crédito, além de elevar o custo do financiamento. Com elevação nos custos de produção e juros altos, as empresas optam por buscar manter a produtividade e reduzir as contratações. A redução nos setores formais de emprego acaba por refletir nos números dos demais setores”, explicou.
A especialista destacou que a possível nova alta da Selic, prevista pelo Banco Central para a próxima reunião do Copom, pode manter o crédito caro. Por outro lado, projeções de estabilização ou queda do dólar poderiam aliviar custos de importação. “Há uma projeção do Banco Central em mais um reajuste da Taxa Selic na próxima reunião do Copom [Comitê de Política Monetária], o que manteria o crédito encarecido. Contudo, há projeções de estabilidade e até mesmo queda da moeda americana, fato que traria mais conforto para a importação de matérias-primas. Entretanto, como são projeções, devemos aguardar o desenrolar da história e torcer que seja positivo”, ponderou Takenaka.
Gráfico do Novo Caged mostra saldo negativo de 550 empregos em dezembro de 2024 em Prudente, contrastando com o resultado positivo anual de 2,5 mil vagas
Dados do Caged em Presidente Prudente ao longo de 2024:
Dados do Caged em dezembro do ano passado: