Foi dado sinal verde para a implantação de um Centro de Referência do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) no Complexo Aquático Antonio Macca, em Presidente Prudente. O veredito foi concedido pelo supervisor de Centros do CPB, Felipe Luiz Barbosa, após a vistoria técnica por toda estrutura do complexo na manhã de hoje.
Junto a membros do poder público administrativo, como o prefeito Ed Thomas (PSB) e o titular da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), André Domingos, e a técnica de natação da Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista), Micheline Cardoso, o supervisor da CPB percorreu as instalações do complexo e, ao final da vistoria, ficou surpreso com o que viu presencialmente. “Foi bacana. O complexo aquático aqui é maravilhoso. Com certeza, está aprovadíssimo”, relata Felipe.
O supervisor do CPB exalta que a estrutura do local é comparável aos principais complexos aquáticos do país. “Hoje é difícil a gente ter uma piscina olímpica de 50 metros. Requer um espaço grande, e além do comprimento, a piscina aqui é coberta. Então, ela te dá a possibilidade de praticar na chuva ou em tempo frio ou em tempo quente. A qualidade da água também é de ponta, tanto a limpeza, quanto a temperatura, características que para as pessoas com deficiências mais severas fazem muita diferença”, completa.
De acordo com o membro do Comitê, a ideia da parceria com Presidente Prudente é fomentar a prática dos esportes paraolímpicos no município a partir da natação, neste primeiro momento, com a capitação de profissionais. “Na natação já tem um trabalho sendo desenvolvido. Nossa ideia neste começo é que o CPB entre com a capacitação de mais professores, buscar estagiários para estar aqui ajudando a galera a fazer o trabalho e, principalmente, ampliar o número de alunos”, ressalva o supervisor do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Ele projeta que, até 2024, a parceria se estenda a outros esportes, como o atletismo, badminton e bocha. “A ideia é ampliar o projeto gradativamente e inserir mais modalidade para que as pessoas tenham um leque de oportunidades e aí dar aquele atendimento para quem tem o potencial. A ideia principal neste momento é oferecer oportunidades”, descreve.
O secretário da Semepp, André Domingos, realçou que Prudente está pronta para receber eventos de grande porte e que a vinda e aprovação do membro do CPB são um reconhecimento disso. “A gente tem instalações que estão muito bem estruturadas e que a gente pode realizar qualquer evento de grande porte aqui na nossa cidade. Então, a vinda dele para cá e com olhos dele aprovando e endossando que estamos aptos me deixa muito feliz”, pontuou o titular de Esportes.
Domingos também louvou o trabalho desenvolvido pela técnica de natação para PCD’s (pessoas com deficiência), Micheline Cardoso. “É um trabalho maravilhoso. A Micheline acreditou em um projeto que muita gente não acredita”, concluiu.
Micheline Cardoso há cinco anos encabeça o projeto de natação, que hoje conta com 45 paratletas. A técnica da Apop realçou a importância do esporte como um mecanismo de inclusão social e que a parceria com o CPB representa uma abertura de novas possibilidades. “Hoje poder ter uma parceria com o CPB, que é o órgão máximo do paradesporto no Brasil, é ver que a gente sempre esteve no caminho certo e que daqui pra frente só coisas boas hão de vir e mais pessoas na cidade poderão ser atendidas.
Secom
Junto de Ed Thomas, André Domingos, e Micheline Cardoso, supervisor da CPB percorreu as instalações do complexo aquático