A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), encerra hoje a operação do Ecoponto do Parque Residencial Carandá. Até o final da tarde, a equipe seguia com a transferência dos contêineres e caçambas de armazenamento.
A partir desta quarta-feira, esta região da cidade será atendida em uma área no Residencial Bongiovani, na Rua Maria Lenita de Macedo Bongiovani, sem número, nas proximidades da Rua Paulo Bongiovani.
O secretário da pasta, Fernando Luizari, explica que a transferência foi decidida com base em vários fatores, mas principalmente para o antigo espaço ser reintegrado à horta e por reclamações constantes de moradores do bairro. “Com a reativação da horta municipal, concluímos que o espaço é inadequado para o recebimento dos materiais, além de ocupar uma área que será destinada a outros fins”, expõe.
“Após um estudo das áreas públicas disponíveis no entorno, escolhemos uma que estava disponível no Residencial Bongiovani, bastante ampla e de pouco movimento”, explica.
O novo endereço foi adequado em parceria com a Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos).
Com três unidades, instaladas no Cambuci, Sabará e Residencial Bongiovani, os Ecopontos recebem itens recicláveis, como embalagens de plástico, papelão, metal e vidro; móveis usados (até duas unidades); restos da construção civil dentro do limite de até 1 m³ (metro cúbico) ou 10 sacos (exceto gesso); pequenas podas de árvore; e óleo de cozinha. Tudo sem qualquer custo à comunidade prudentina.
O técnico ambiental da Semea, Frederico Gambardella de Moraes, alerta sobre um item perigoso que as unidades não estão aptas para o recebimento. “Lâmpadas. É um material que pode causar a contaminação do solo e deve ser descartado em locais específicos”, esclarece.
As unidades funcionam das 8h às 17h, com intervalo de uma hora de intervalo para almoço, das 12h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3906-2460.