Prudente é top

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 08/09/2024
Horário 04:04

Em levantamento recém-divulgado pela Gazeta do Povo, Prudente está entre as 100 melhores cidades do Brasil. Em outro levantamento recente, do Centro de Liderança Pública, Prudente aparece entre as 100 cidades mais competitivas do país. 

AS MELHORES
No ranking de Melhores Cidades, Prudente ocupa a posição 84 com nota 7,15. Em primeiro está São Caetano do Sul/SP com 7,77, seguida de Fernando de Noronha/PE com 7,73; e de Jundiaí /SP com 7,62.

ADAMANTINA EM 5º
Na região de Presidente Prudente, Adamantina – na Nova Alta Paulista - ocupa a 5ª posição.  Dentre as 100 cidades das 5.570 do Brasil, no ranking estão 33 cidades das 645 do Estado de São Paulo.

DIMENSÕES AVALIADAS
As dimensões avaliadas, para pontuar cada cidade brasileira, passam por sustentabilidade fiscal e o funcionamento da máquina pública, segurança pública e atividade econômica. 

MAIS COMPETITIVAS
No ranking das 100 cidades mais competitivas do país, que oferecem qualidade de vida e bem-estar social para a população, Prudente ocupa a posição 85, atrás de Araçatuba, que é a 78, e à frente de Marília, que é a 97.

RAIO DE 200 KM
No raio de abrangência mais próximo de cidades presentes no ranking, no vizinho Estado do Paraná, Maringá é a 9ª e Londrina 48. No Estado de São Paulo, mais próxima de Prudente está Assis, que ocupa a posição 75.

PRIMEIROS LUGARES
Nos três primeiros lugares estão: Florianópolis/SC, São Paulo capital e Vitória/ES. No interior paulista, nas três melhores posições Campinas é a 8ª, Jundiaí está na posição 15 e Votuporanga 17. Não parecem Araçatuba e Marília.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os critérios de avaliação, extraídos de base de dados oficiais, compreendem lugar seguro, boa infraestrutura, hospitais, boas escolas em todos os níveis, prosperidade econômica e população empregada. 

SEM COMPLEXO
Fato é que para Prudente não cabe o complexo de vira-lata, a teoria de Nelson Rodrigues (1912-1980) para aqueles que acreditam que suas condições e realizações são inferiores a de outros. No caso, de outras cidades.   

COM UFANISMO
No contraponto do tal complexo, ocorre a lembrança dos escritos de Afonso Celso (1860-1938) na obra imortalizada “Porque me ufano do meu país”, escrita no 4º centenário de descobrimento do Brasil como lição de patriotismo, mas sem amor irrefletido e cego.  

REFERÊNCIAS E CARGOS
Através de requerimento a ser apreciado e votado na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (9), o vereador Demerson da Saúde (Republicanos) solicita informações sobre alterações de referências e cargos na Prefeitura.

ANTIGAS E NOVAS
Se aprovado, o pedido será encaminhado ao prefeito Ed Thomas (MDB) para que dê as informações e encaminhe lista indicando as antigas e as novas referências. Sobre alterações salariais; e se os pisos estadual e nacional estão sendo cumpridos. 

Publicidade

Veja também