A 86ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, que seria realizada neste ano em Presidente Prudente, foi transferida para São José do Rio Preto (SP), em novo calendário. A mudança foi confirmada nesta quarta-feira, pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e também pela Prefeitura local, que se viu “sem alternativas”, diante das datas propostas e também da não liberação das escolas pelo Estado, que seriam utilizadas como alojamentos.
A alteração da sede foi necessária, conforme a pasta estadual, devido a questões ligadas ao calendário. Assim, após estudos técnicos, a escolha de São José do Rio Preto como sede da disputa pelo segundo ano seguido foi a melhor alternativa para a realização dos Jogos Abertos.
Para edição de 2024, em Rio Preto, um novo formato de alojamento para os atletas está sendo definido para realização dos Jogos, sem prejudicar o calendário escolar do Estado e do município. A previsão é de que a competição seja realizada na segunda quinzena de novembro.
No ano passado, os Jogos Abertos do Interior também foram disputados em São José do Rio Preto. Ao longo de 11 dias, a competição reuniu 1.095 equipes e 7.003 atletas de 168 municípios paulistas.
A Prefeitura de Presidente Prudente informou em nota que, desde que foi eleita para ser sede dos Jogos Abertos do Interior, tendo sido a única cidade candidata, tem trabalhado incansavelmente para viabilizar a realização do evento, envolvendo instituições públicas e particulares de ensino, empresas, técnicos e toda a estrutura administrativa municipal a serviço da organização dos jogos.
Lamentavelmente, conforme a nota, nas datas propostas inicialmente (setembro e novembro), não houve autorização do Estado pra disponibilização das escolas estaduais, que seriam fundamentais para alojar os milhares de atletas. Em contrapartida, o governo estadual sugeriu o mês de dezembro, um período de fechamento de calendário fiscal, com muitos servidores em férias, entre outros entraves que tornam inviável a realização do evento na cidade, conforme apontado pela própria equipe da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes). Como o Estado não ofereceu qualquer outra alternativa, não há possibilidade de Prudente ser sede dos jogos.
Cabe ressaltar, diz a nota, que o município tem um vasto histórico como sede de eventos esportivos importantes, tendo recebido recentemente duas edições do Jogos da Melhor Idade e uma dos Jogos da Juventude. Além disso, na semana do dia 21 de março, técnicos do comitê organizador dos Jogos Abertos estiveram em Prudente para vistoriar as praças esportivas e aprovaram os locais indicados pelo município.
SAIBA MAIS
A escolha por Presidente Prudente como cidade-sede foi divulgada em 8 de outubro do ano passado. A cidade foi eleita por aclamação, com manifestações favoráveis dos representantes de todas as diretorias regionais de Esporte do Estado, em cerimônia ocorrida em São José do Rio Preto, com a presença da secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis. A cidade voltaria a sediar a tradicional “Olimpíada Caipira” após 32 anos.