O município de Presidente Prudente obteve o primeiro lugar em Saúde Bucal no Prêmio Nacional do CFO (Conselho Federal de Odontologia) de 2024, reconhecimento do trabalho realizado por meio da Rede de Atenção à Saúde Bucal, serviço que integra a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
O município é o destaque do Grupo D, que considera cidades com população entre 100.001 e 500 mil habitantes. A premiação avaliou uma série de critérios referentes ao exercício de 2023.
"O prêmio é concedido a municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal, considerando o direito constitucional à saúde bucal como parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo", aponta o CFO.
A confirmação do primeiro lugar e o convite para a cerimônia de premiação chegaram no fim da tarde desta quinta-feira, em ofício assinado pelo presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale. A solenidade será no dia 12 de novembro, às 9h, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).
Juliane Húngaro, supervisora de Saúde Bucal da Sesau, comentou que, em 2013, a Rede de Atenção à Saúde Bucal de Prudente havia sido classificada como melhor saúde bucal pública do Estado de São Paulo. “Agora, ficamos em primeiro lugar no Brasil. Isso realmente é fruto de todo o trabalho e cuidado que a gestão preza”, avalia.
O prefeito Ed Thomas (MDB) parabenizou toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em especial os que atuam na Atenção à Saúde Bucal, "responsáveis por esta conquista tão importante". “A saúde de Presidente Prudente se destacando mais uma vez. É muito gratificante saber que nossa gente é bem cuidada e atendida e que fazemos nosso papel com excelência. Parabéns a todos pela conquista”, pondera.