Prudente confirma mais 863 casos de dengue e anuncia nebulização ambiental em bairros da zona leste

Aspersão do inseticida será realizada na Vila Brasil e adjacentes a partir da noite de segunda-feira; cidade soma 24.728 diagnósticos positivos neste ano

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/05/2023
Horário 17:34
Foto: Iury Greghi/Secom
Nebulização ambiental contemplará bairros da zona leste a partir de segunda
Nebulização ambiental contemplará bairros da zona leste a partir de segunda

A Prefeitura de Presidente Prudente comunicou, nesta quinta-feira, mais 863 casos de dengue. Ontem, o balanço apontava 23.865 diagnósticos positivos da doença neste ano. Já em atualização feita hoje, o número saltou para 24.728.

Ainda segundo a administração municipal, há 6.154 exames aguardando encerramento. Não houve confirmação de novas mortes em decorrência da doença. São 19 óbitos em 2023.

Como parte das ações de enfrentamento ao avanço da dengue no município, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) anunciou mais uma etapa da nebulização ambiental noturna, que será iniciada na segunda-feira e seguirá até quarta-feira, das 18h às 22h, na Vila Brasil e adjacências, na zona leste da cidade.

Conforme o cronograma definido pela Vigilância Epidemiológica, o procedimento contemplará os bairros Vila Brasil, Vila Líder, Jardim São Pedro, Vila Flores e Jardim Santa Marta. Nesta quinta-feira, a equipe dos agentes de endemias esteve no local com o trabalho de BCC (bloqueio de controle de criadouros).

De acordo com orientações do órgão, durante a aplicação do inseticida ambiental, que é feita por meio de equipamento acoplado a um veículo, os moradores devem permanecer dentro das residências, com portas e janelas abertas; retirar as roupas dos varais; proteger os automóveis; cobrir ou retirar roupas de camas; e também cobrir os alimentos. É importante manter os animais domésticos em local fechado.

O órgão ainda recomenda que os munícipes não permaneçam nas calçadas e que pessoas alérgicas fiquem em um cômodo protegido. Assim como os animais, só poderão circular pelo imóvel depois de meia hora da aplicação do inseticida.

O produto elimina apenas o mosquito na fase adulta, portanto, a VEM instrui que os cidadãos fiquem atentos a recipientes que possam acumular água e se tornarem criadouros do Aedes aegypti.

Publicidade

Veja também