A Prefeitura de Presidente Prudente informou nesta sexta-feira a confirmação da quarta morte por dengue no município em 2025. A vítima foi uma mulher de 61 anos.
Conforme o boletim, a cidade soma 4.346 casos positivos da doença. Quanto aos óbitos registrados neste ano, os pacientes foram dois homens, de 77 e 74 anos, e duas mulheres, de 27 e 61 anos. Além disso, há outras oito mortes relacionadas à doença em investigação.
Diante do cenário, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) dará continuidade às ações de enfrentamento neste sábado. A nebulização costal será realizada nos prédios da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) localizados nas ruas Cyro Bueno e Roberto Simonsen. Nessa ação, os agentes de endemias entram nas unidades para pulverizar o inseticida.
O BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros), por sua vez, será aplicado nos bairros Jardim Vale Verde 1 e 2, Jardim Mediterrâneo e Jardim Balneário. Durante essa etapa, os agentes de saúde visitarão casa por casa, orientando os moradores e inspecionando os quintais em busca de criadouros do mosquito.
“A colaboração dos prudentinos é fundamental nesta luta contra a dengue. Pedimos que todos verifiquem seus quintais semanalmente e permitam a entrada dos agentes, que estarão devidamente uniformizados e com crachás contendo nome e cargo”, reforça Elaine Bertacco, supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).
A nebulização costal é uma técnica usada para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Nessa ação, agentes de saúde utilizam equipamentos portáteis para aplicar inseticida em locais menores, como quintais e residências. O método é eficaz para eliminar os mosquitos adultos e é usado principalmente em regiões com muitos casos de dengue, ajudando a diminuir a propagação da doença.