A Prefeitura de Presidente Prudente confirmou, nesta segunda-feira, mais uma morte por dengue na cidade. Com isso, são 20 óbitos em função da doença neste ano. Não foram divulgados dados como o gênero e a idade da vítima.
Em relação ao número de diagnósticos, houve a comunicação de mais 1.789 casos nos últimos 4 dias. Na quinta-feira, o balanço apontava 24.728 confirmações em 2023. Em atualização feita nesta segunda, o total saltou para 26.517.
Como parte das ações de enfrentamento ao avanço da dengue no município, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) anunciou mais uma etapa da nebulização ambiental noturna, que será iniciada nesta segunda-feira e seguirá até quarta-feira, das 18h às 22h, na Vila Brasil e adjacências, na zona leste da cidade.
Conforme o cronograma definido pela Vigilância Epidemiológica, o procedimento contemplará os bairros Vila Brasil, Vila Líder, Jardim São Pedro, Vila Flores e Jardim Santa Marta.
De acordo com orientações do órgão, durante a aplicação do inseticida ambiental, que é feita por meio de equipamento acoplado a um veículo, os moradores devem permanecer dentro das residências, com portas e janelas abertas; retirar as roupas dos varais; proteger os automóveis; cobrir ou retirar roupas de camas; e também cobrir os alimentos. É importante manter os animais domésticos em local fechado.
O órgão ainda recomenda que os munícipes não permaneçam nas calçadas e que pessoas alérgicas fiquem em um cômodo protegido. Assim como os animais, só poderão circular pelo imóvel depois de meia hora da aplicação do inseticida.
O produto elimina apenas o mosquito na fase adulta, portanto, a VEM instrui que os cidadãos fiquem atentos a recipientes que possam acumular água e se tornarem criadouros do Aedes aegypti.
Na tentativa de desafogar as unidades de saúde, a administração municipal fortaleceu a rede de atendimento aos pacientes sintomáticos. Além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), há três pontos de acolhimento no Jardim Santana, na Cohab e no Centro Cultural Matarazzo.
No Matarazzo, as equipes médica e de enfermagem recebem exclusivamente pacientes com dengue que apresentam sintomas leves, oferecendo consultas e hidratação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Casos urgentes, ou seja, com complicações, como dores abdominais, vômito persistente e algum tipo de sangramento, devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Jardim Guanabara e Ana Jacinta.