Prudente confirma 112 casos de dengue e 1ª morte pela doença em 2025

Vítima fatal foi idoso de 77 anos; há outros três óbitos por suspeita da doença em investigação

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/01/2025
Horário 17:33
Foto: EBC
Há ainda 1.257 notificações de casos suspeitos de dengue em Prudente
Há ainda 1.257 notificações de casos suspeitos de dengue em Prudente

A Prefeitura de Presidente Prudente informou nesta terça-feira que a cidade soma 112 casos de dengue em 2025. Além disso, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) confirmou a primeira morte em função da doença neste ano. A vítima foi um idoso de 77 anos.

Conforme a Vigilância, há ainda 1.257 notificações de casos suspeitos de dengue e três óbitos por suspeita da doença em investigação.

Conforme o Ministério da Saúde, até o momento são conhecidos quatro sorotipos da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 –, que apresentam distintos materiais genéticos (genótipos) e linhagens. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.

Publicidade

Veja também