Nas eleições deste ano, a Justiça Eleitoral de São Paulo voltará a utilizar o sistema JE Connect para transmissão de resultados da votação em 82 cidades. Entre as quais está Presidente Prudente. Em 2016, foram 48 cidades. Em 2018, foram 58.
Conforme a Justiça Eleitoral, o JE Connect é uma tecnologia que viabiliza a transmissão do boletim de urna diretamente de alguns locais de votação, garantindo agilidade na totalização dos votos, sem comprometimento da segurança.
Encerrada a votação, inicia-se a transmissão dos resultados, por rede privada virtual (VPN) com total segurança ao tráfego de dados, diretamente para o TER-SP (Tribunal Regional Eleitoral), por computador da Justiça instalado no local de votação.
O ponto de transmissão em Prudente será instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Moreira Lima, localizada no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Bairro com 2,5 mil casas e que tem jeito de cidade, por ser grande e pela estrutura.
Os votos a serem apurados em Prudente com a nova tecnologia serão referentes à 402ª Zona Eleitoral. Prudente tem duas zonas. A outra é a 101ª. Juntas formam o colégio de 178.309 eleitores.
Contando Prudente e região são 11 municípios que terão pontos JE Connect, o que representa 13,4% dos que usarão o sistema de transmissão e apuração imediata pelo Tribunal paulista, direto do local de votação, sem retirar as urnas do local.
Prudente, Indiana, Martinópolis, Nantes, Iepê e Rancharia, na Alta Sorocabana; Dracena, Ouro Verde e Sagres, na Nova Alta Paulista; Euclides da Cunha Paulista e Rosana, no Pontal do Paranapanema.
Pedido de estudo para ser pela administração municipal foi formalizado pela vereadora Alba Lucena (DEM), em sua atuação na Câmara, sobre a implantação de escola no Residencial Vida Nova Pacaembu.
Nas eleições deste ano, em relação às últimas eleições municipais em 2016, aumenta em 14% o número de prefeitos candidatos à reeleição no Brasil, entre os quais está o de Prudente: Nelson Bugalho (PSDB). Antes, foram 2,7 mil. Agora, são 3 mil.
Em mais de 2 mil municípios brasileiros, o que representa 37%, as disputas estão polarizadas entre duas candidaturas disputando os votos de 20,9 milhões de eleitores. Dentre os 5.570 municípios, somente 117 estão com candidatura única.
Nas rádios Prudente AM e 101 FM, os 12 candidatos a vice-prefeito serão entrevistados a partir desta segunda-feira, dia 13. Será no tradicional Jornal da Manhã. Conforme o jornalista Joilton Carlos, o tempo estipulado é de 5 minutos para cada.
As entrevistas com os vices irão até o dia 25 e no dia seguinte começará a 2ª rodada dos candidatos a prefeito, com o tempo de 15 minutos cada. A rodada anterior foi com 11 minutos. A última entrevista será no dia 11 de novembro: três dias das eleições.