Um dos pontos fortes de Presidente Prudente consolidado ao longo de seus 105 anos de história é certamente o seu perfil universitário. A capital do oeste paulista atrai milhares de estudantes, não só de cidades da região, como também de outros Estados, que passam a morar temporariamente no município enquanto dão andamento aos seus estudos, contribuindo com o seu crescimento e economia. De acordo com a plataforma e-Mec, do Ministério da Educação, o município conta com seis instituições de ensino superior – duas públicas e quatro particulares.
Juntas, as instituições oferecem 123 cursos de graduação, sendo 67 de bacharelado, 35 tecnológicos e 21 de licenciatura. Entre as duas instituições públicas de ensino superior situadas em Prudente, estão a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo). Já entre as quatro instituições de ensino superior privadas estão a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Toledo Prudente Centro Universitário, Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente) e Fasol (Faculdade Solidária do Oeste Paulista.
Em Prudente, a Unesp possui 46 anos de existência, porém, a Faculdade de Ciências e Tecnologia foi fundada em 1959 e, nesse período, já formou mais de 15 mil estudantes em seus cursos de graduação. Atualmente, a FCT/Unesp possui aproximadamente 3,8 mil alunos de graduação e pós-graduação e 177 docentes.
A estrutura do campus da FCT/Unesp é uma das maiores do Estado de São Paulo. A FCT conta com 29 salas de aulas em seis blocos divididos em três setores: são 130 laboratórios, sete anfiteatros, um auditório com 290 lugares, ambulatório de fisioterapia com atendimento à comunidade, o Museu do Índio, uma biblioteca com 114.509 livros e vários outros materiais, uma estação meteorológica, pista de atletismo – celeiro de medalhistas olímpicos, restaurante universitário, ginásio de esportes, duas quadras esportivas sendo uma coberta e uma piscina coberta.
O campus oferta gratuitamente 12 cursos de graduação nas três grandes áreas de ensino: Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Além disso, o campus da Unesp em Prudente possui 11 programas de pós-graduação strictu sensu (Mestrado e/ou Doutorado), dois programas de pós-graduação latu sensu.
O vice-diretor da FCT, professor Ricardo Pires de Paula, avalia que investir em educação deve ser prioridade para um país que pretende se desenvolver de forma soberana e autossustentável, principalmente, “com nossa herança de desigualdades sociais e regionais”. “Não é diferente para Presidente Prudente, uma cidade que completa 105 anos e que está situada em uma região com pouco dinamismo econômico”, considera.
Contribuindo para a democratização ao acesso ao ensino superior, a Fatec de Presidente Prudente conta com aproximadamente 1,2 mil alunos matriculados, oferece 300 vagas, em sete cursos gratuitos com duração de 3 anos, são eles: cursos superiores de Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eventos, Gestão Empresarial (presencial e EaD), Marketing e Produção Agropecuária.
Seu corpo docente é formado nas diversas áreas dos cursos, contando com 62 mestres e doutores engajados em atividades didáticas, projetos de pesquisa e de extensão de serviços. A instituição promove projetos de desenvolvimento educacional dos alunos, projetos de extensão à comunidade e entidades sociais, além de cursos livres.
O campus abriga 24 salas de aula, dois auditórios, seis laboratórios de informática, laboratório de práticas em eventos, estufas agrícolas, hidroponia, aquaponia, minhocário, laboratório de hardware, espaço maker com impressora 3d e laboratório de gravação de podcast/videocast, biblioteca, monitoria de disciplina e iniciação cientifica, empresa junior, quadra poliesportiva e estacionamento.