Nesta terça e quarta-feira, conforme apurado pela reportagem, algumas pessoas chegaram aos postos de saúde de Presidente Prudente e não encontraram doses da vacina Coronavac para a aplicação da segunda dose. Em nota, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informou que já está prevista uma nova remessa do imunizante para esta quinta-feira. “As doses serão imediatamente distribuídas em toda a rede para aplicação da segunda dose naqueles que estão dentro da data para completar a imunização”, afirmou.
A reportagem questionou ao Executivo se o município enfrenta déficit geral de doses da Coronavac ou se trata apenas de um problema pontual de fim de doses em algumas unidades em determinados horários, contudo, não houve resposta.
A Secretaria Estadual de Saúde também foi questionada sobre o déficit de doses no município, e respondeu, por meio de nota, que a cidade de Presidente Prudente deve receber até hoje mais 8,1 mil doses para a vacinação dos públicos vigentes, incluindo o imunizante Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Chinês Sinovac.
Este quantitativo, segundo o Estado, se soma às mais de 9,3 mil doses enviadas desde a semana passada, também incluindo a vacina Coronovac. “É responsabilidade do município organizar a demanda local e programar eventuais calendários próprios considerando o cronograma estadual, que baliza a distribuição e logística das doses para todas as 645 cidades de São Paulo”, enfatiza a pasta.
A secretaria também explica que o PEI (Plano Estadual de Imunização) envia doses suficientes em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose nos públicos-alvo e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o cronograma de vacinação estabelecido. Na sequência, afirmou também que a pasta atua com agilidade na logística e distribuição aos municípios conforme recebe novas remessas de vacinas do governo federal. “O recebimento de novas remessas é crucial para a continuidade da campanha de vacinação contra a Covid-19”.
Com 71 novos casos confirmados de Covid-19 e uma morte em decorrência da doença, a cidade de Presidente Prudente chegou ontem a 34.724 casos positivos e 855 mortes. Os casos curados somam 33.448.
Conforme o boletim da VEM, 55 moradores de Prudente estão hospitalizados, e, destes, 21 estão em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). O 855º óbito confirmado diz respeito a uma mulher, 57 anos, que faleceu no dia 29 de agosto.
SAIBA MAIS
Região tem 103,3 mil pessoas curadas da Covid-19
Prudente concentra vacinação de atrasados nos postos da Cohab e Vila Marcondes