No dia 10 de março, ocorre em Presidente Prudente a 1ª etapa classificatória do Campeonato Paulista de Caratê 2018. Para o evento esportivo são aguardados 400 atletas de diversas faixas etárias e cidades do Estado de São Paulo. O horário das disputas está previsto para ocorrer das 8h às 15h, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação.
O evento é realizado com apoio da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente). O secretário de Esporte Claudinei Quirino destaca que a realização demostra o potencial esportivo da modalidade, que já é considerada esporte olímpico. Segundo ele, “sediar a primeira etapa é importante para Prudente, além de projetar o nome da cidade, os atletas não precisam se deslocar”. A Semepp participará da competição com 40 atletas das escolas de caratê da pasta. Além disso, Prudente será representada ainda pelas academias particulares da cidade.
Para o Campeonato, Prudente receberá atletas de diversas faixas etárias, a partir dos seis anos de idade, desde p sub-8 até atletas da equipe master. As equipes chegam na cidade no dia 9 de março, para preparação do local das competições. “O Campeonato contará com a presença dos técnicos da Federação e projetos olímpicos, que estarão realizando avaliações dos atletas classificados”, comenta o professor de caratê e técnico da FPK (Federação Paulista da modalidade), Alexandre Serra.
As competições da Federação Paulista são divididas em cinco etapas. Prudente ficará com a primeira etapa, pois já tem tradição em sediar uma das etapas do Campeonato Paulista de Caratê. A cidade recebeu a etapa final em 2017, com a participação de 400 atletas.
“O campeonato contará com a presença dos técnicos da Federação e projetos olímpicos, que estarão realizando avaliações dos atletas classificados”
Alexandre Serra,
professor de caratê
Aulas
A Prefeitura disponibiliza as aulas de caratê através do envolvimento das secretarias de Esporte, Educação e Assistência Social, nos seguintes locais: Praça da Juventude Francisco Vinha, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta; PUM (Parque de Uso Múltiplo); Projeto Aquarela e na Escola Municipal Antônio Moreira Lima. De acordo com o professor Alexandre Serra, em 2017 as praças atenderam 385 alunos. Os treinos já estão sendo retomados neste ano e quase 90 alunos já começaram a treinar no PUM e 25 na praça do Ana Jacinta.