Os dias finais do inverno em Presidente Prudente bem que poderiam ser confundidos com a época do verão na cidade. O calor e o tempo seco não dão trégua à comunidade prudentina. Nesta terça-feira, a Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), registrou a temperatura mais alta do ano até agora: 40,2ºC. É a sexta maior temperatura registrada desde 1961, quando as medições começaram a ser feitas regularmente.
De acordo com o meteorologista Alexandrius de Moraes Barbosa, responsável pela Estação Meteorológica da Unoeste, o motivo da onda de calor se deve a um padrão de circulação dos ventos, que traz ar quente e seco da região central do país para o interior paulista. “Porém, com a entrada de uma nova frente fria, as temperaturas devem cair até o final desta semana”, pontua.
Primavera começa nesta quarta-feira, às 16h21
O meteorologista relata que as chuvas devem voltar no final deste mês e faz um prognóstico para a primavera, que começa nesta quarta-feira, às 16h21. “Previsão de chuva só para o final de setembro e início de outubro. Para a primavera, o volume de chuvas deve voltar à normalidade, de 450 a 500 mm, bem como as temperaturas, com média de 25ºC”, expõe Alexandrius.
Com a baixa umidade, a Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) reforça que a população redobre os cuidados à saúde neste cenário de tempo quente e seco. O órgão recomenda à comunidade:
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc;
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc;
- Consumir água à vontade;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Não utilizar fogo para a limpeza de terrenos e queima de lixo.
Foto: Cedida/Unoeste Clima
Com a primavera, temperaturas devem voltar à normalidade e ficar na média de 25ºC