Prudente, 107 anos

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da rã e contra o ranzinza

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 17/09/2024
Horário 05:30

Todo mundo sabe, creio eu, que Presidente Prudente ostenta este nome em homenagem ao presidente Prudente de Morais, cujo nome completo era Prudente José de Morais Barros. Ele era natural de Itu, a cidade paulista dos "exageros" onde tudo é grande, menos o dinheiro da maioria dos moradores.
Com justiça, Prudente merece o epíteto de capital do oeste paulista. Prudente é grande e destaca-se no cenário nacional. A cidade é uma referência na medicina e no agronegócio, para citar dois setores importantes. Prudente é uma cidade bonita? Claro que é. Nem mesmo a segunda maior cidade de Mato Grosso, Rondonópolis (pronto: comprei briga), se iguala a Presidente Prudente.
Por falar em cidade bonita, destaco o centro de Prudente. Calçadão lindo e cheio de gente. Belos edifícios que não chegam a "arranhar o céu". Parque do Povo também é lindo, menos quando chove muito e alaga. É preciso controlar as enchentes neste local aprazível. 
Mesmo em pleno século 21 ainda é possível encontrar casas de madeira até mesmo nas imediações do centro. Evidente que elas devem ser preservadas. O passado não pode cair no esquecimento. Shoppings centers atraem moradores de toda a região da Sorocabana e até da Alta Paulista.
Comércio pujante na cidade e, por falar nisso, o trecho da Avenida Manoel Goulart, entre o museu e o Posto Prudentão, está diferente em comparação com outros tempos. Mudou muito e para melhor. Farmácias, padaria 24 horas, lojas de carros, posto de gasolina e restaurantes se instalaram no trecho, que é um local muito bonito.
Outras avenidas também têm comércio robusto e, entre elas, destaco a Avenida Ana Jacinta. Lá, parece que você está na Rua Direita, em São Paulo. Como tem gente na Avenida Ana Jacinta! Não sei de onde sai tanta gente, principalmente no trecho entre a Casa das Tintas e a Avenida Juscelino Kubitschek, a maior avenida da cidade, onde, infelizmente, ocorrem muitos acidentes de trânsito.
Tem de tudo na Avenida Ana Jacinta. Pizzaria, restaurantes, lanchonetes, supermercados, mercadinhos, farmácias, lojas de roupas e de calçados, loja de chocolate e até relojoeiro. Você não precisa ir ao centro para trocar a pilha - ou bateria - do seu relógio.
No arremate, destaco a vida cultural de Prudente, que sempre apresenta ótimas atrações. Há o Matarazzo, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Sesc Thermas. Outros me fogem da memória. Cultura nunca é demais. Que se invista cada vez mais na cultura. Isto é Presidente Prudente, a capital do oeste paulista. No mais, vamos torcer para que a região não vire o Velho Oeste.

P.S.: O Templo Budista Nissengi vai realizar no dia 21, das 16h às 22h, o Festival de Cultura Japonesa. Taí um belo programa, uma cultura milenar que vale a pena conhecer. Muita comida saborosa. End: Rua José Bongiovani, 1345. Fone: 3908-4198. 

DROPS

Se nem onça escapa do fogo na mata, imaginem o bicho-preguiça.

Assustado com a conta de luz? Inicie logo uma criação de peixe-elétrico.

Em ano de eleição setembro é o mês dos "santinhos". Outubro será o mês de alguns "santinhos" eleitos.

Talvez por ser dentista sempre estava numa boca-livre.
 

Publicidade

Veja também