Os próximos dias no oeste paulista deverão continuar nublados e chuvosos. A previsão vem do Centro de Monitoramento de Estudos Climáticos e Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que tem como responsável o especialista em Agrometeorologia e Climatologia, Alexandrius de Moraes Barbosa.
Segundo o professor, nos próximos 10 dias, são previstos entre 100 a 130 mm no oeste paulista com probabilidade de chuvas diárias, sendo que, em vários destes, as intempéries virão acompanhadas de tempestades, situação muito comum nesta época do ano. “Esse volume representa 65% do esperado para o mês [280 mm]”.
“Historicamente, janeiro é o mês mais chuvoso da região, sendo muito comum a ocorrência de vários dias com muita nebulosidade”, realça Alexandrius.
De acordo com as previsões da estação meteorológica da Unoeste, o volume pluviométrico de janeiro neste ano deverá ficar acima da normalidade do mês na região de Presidente Prudente. “Os principais modelos numéricos de previsão do tempo indicam que até o fim do mês pode chover entre 200 a 250 mm na região”, pontua Alexandrius.
O especialista explica que o principal motivo deste cenário na região é a maior presença de umidade vindo do norte do país, na região amazônica, o que acaba gerando grandes corredores de umidade, ocasionando chuvas diárias. “E devido à grande presença de nebulosidade, menos radiação chega na superfície terrestre, fazendo com que as temperaturas fiquem abaixo da normalidade para o período”, acrescenta o professor. As máximas devem ficar próximas a 30 °C e as mínimas próximas a 21 °C nos próximos dias.