Dez dias após o início da corrida eleitoral para o pleito de 2 de outubro, começa hoje a veiculação da propaganda eleitoral de rádio e televisão dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O horário político na televisão será de dez minutos e em dois períodos do dia, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Por sua vez, as emissoras de rádio terão o mesmo tempo para irradiar os programas, mas nos horários das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. A propaganda segue até 29 de setembro, dois dias antes das eleições municipais.
Em Presidente Prudente, a Justiça Eleitoral definiu na última semana a ordem da veiculação da propaganda eleitoral dos oito candidatos a prefeito para o primeiro dia de propaganda na televisão. Já nos dias seguintes, a ordem será realizada por meio da alternância dos candidatos, em um sistema de rodízio.
Com relação à distribuição das inserções durante a grade de programação das emissoras, a 402ª Zona Eleitoral divulgou o tempo de cada partido ou coligação na segunda-feira. Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do total do tempo, 90% foram distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal e os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente. Nos casos de aliança entre legendas nas eleições majoritárias, foram consideradas as somas dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação.
Em se tratando de coligações para as eleições proporcionais, o tempo de propaganda foi determinado pelo resultado da soma do número de representantes de todos os partidos. Assim como já publicado, as inserções para os candidatos a prefeito serão de 42 minutos, e para os vereadores, de 28 minutos, totalizando 70 minutos de duração, podendo ocorrer das 5h à 0h, durante três blocos de audiência (5h às 11h, 11h às 18h e 18h à 0h).
SAIBA MAIS
A ordem de veiculação em Prudente terá início com o candidato João Cláudio da Silva, Dodô (PTdoB). Logo em seguida está previsto o programa da coligação Agripino é + (PMDB/PSDC), com o concorrente Agripino de Oliveira Lima Filho; seguido por José Lemes Soares, Acorda Prudente (PRB/PSL/PTC); Donizete Antônio Marcelino (PSOL); Daniel Grandolfo (SD); Nelson Roberto Bugalho, Avante Prudente (PDT, PTB, PSC, PV, PC do B, PHS, PMB, PR, PSDB); Regina Helena Penati Cardoso Ferreira (PT); e Fábio César Sato, Juntos por Prudente (PPS, PSB, DEM, PP, PTN, PEN, PSD, PROS).