Nesta quinta-feira, a partir das 20h, a Câmara Municipal de Presidente Prudente realiza sessão solene, de autoria da vereadora Joana D’Arc Patrício do Nascimento (PSB), para a outorga da Medalha de Mérito Fundador Coronel Francisco de Paula Goulart ao promotor de Justiça Lincoln Gakiya, que, devido ao trabalho voltado ao combate do crime organizado, virou alvo de uma facção.
Lincoln Gakiya está na função há 32 anos e há 15 anos atua como promotor de Justiça de Execuções Criminais de Prudente.
Lecionou Direito Processual Penal na Toledo Prudente Centro Universitário entre 1996 e 2001. Já coordenou o CIISP (Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo), integrou a força-tarefa da segurança dos grandes eventos na Copa do Mundo de 2014, e é professor e conselheiro da ESEM (Escola de Segurança Multidimensional), da USP (Universidade de São Paulo).
Atualmente, coordena as forças-tarefas do MPE (Ministério Público Estadual), sendo responsável por grandes investigações ligadas a uma facção criminosa. Entre as mais relevantes, estão a Denúncia dos 175, considerada a maior investigação da história do Ministério Público; a Operação Ethos, que condenou 39 advogados da facção; a Operação Echelon; e a Operação Sharks.
A sessão solene é aberta ao público e os trabalhos são transmitidos ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube (www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente). Todas as transmissões ficam disponíveis após seu encerramento.
Leia mais
- Conselho Superior do MPE aprova moção de apoio a Lincoln Gakiya após nova ameaça por facção
- PF faz ação contra facção criminosa após descobrir plano para atacar autoridades; Moro e Lincoln Gakiya eram alvos
- Nova carta pede a morte do promotor Lincoln Gakiya; manuscrito estava com preso
- Gakiya: “Evidentemente eu temo pela minha vida”