Um novo projeto, intitulado “Democratizando a cidade: diálogos e participação comunitária”, pretende discutir políticas públicas diretamente com a população de Presidente Prudente. A iniciativa busca conscientizar jovens, idosos, comerciantes, famílias, atletas, moradores e pesquisadores sobre desigualdades socioespaciais e os desafios climáticos urbanos.
Desenvolvido por Helber Henrique Guedes, graduando do curso de Geografia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e ativista de causas sociais, o projeto tem apoio da universidade e orientação da Profa. Dra. Samantha Lodi Corrêa, do Departamento de Educação.
A proposta visa utilizar vídeos educativos e encontros comunitários para engajar a população em discussões sobre temas como mobilidade, habitação, lazer, trabalho, consumo e crise climática. “Nas áreas periféricas, onde a desigualdade e a falta de acesso a serviços básicos são mais visíveis, é urgente desenvolver ações coletivas que combinem educação, mobilidade e ação climática”, explica Helber, idealizador do projeto.
Com duração de 12 meses, o projeto terá como principal ponto de realização das atividades o Parque do Povo, em espaços como batalhas de rap, pista de skate, bares e pizzarias da região, além de residências próximas ao parque e encontros com professores da Unesp.
O projeto irá realizar, de janeiro a março, um diagnóstico detalhado por meio de levantamento e sistematização de dados. Essa etapa inclui entrevistas abertas e semiestruturadas, além de dinâmicas em grupo, como reuniões e caminhadas pelo Parque do Povo. Essas atividades têm o objetivo de captar e compreender as percepções e demandas da população, garantindo que as ações do projeto sejam fundamentadas nas realidades locais.
A partir de abril deste ano, serão divulgados mensalmente artigos e materiais audiovisuais relacionados a seis temas diferentes. Em julho, será realizada a produção de um podcast dedicado ao diálogo e participação comunitária, em que o público entrevistado e engajado ao longo das atividades será convidado para a Unesp e participar de um bate-papo para ampliar o alcance de discussões e promover reflexões coletivas sobre os temas abordados.
Em novembro, está programado um debate comunitário presencial, envolvendo toda a comunidade, para discutir o que foi levantado durante o processo, apresentar resultados e refletir sobre as atividades realizadas ao longo do projeto.
A ação está alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), promovendo diálogos que conectam os desafios da mobilidade urbana e da crise climática ao cotidiano das comunidades, especialmente nas periferias. “A ideia é que as pessoas possam entender esses desafios presentes em seu dia a dia e se envolvam em ações práticas para lidar com essas questões”, completa Guedes.
SERVIÇO
Para mais informações sobre o projeto, entre em contato pelo e-mail: [email protected], ou pelo celular (18) 99194-6843.