Um projeto de lei proposto pela vereadora Nathália Gonzaga da Santa Cruz (PSDB) prevê sanções a tutores de cães em caso de acidentes com pessoas em vias ou logradouros públicos. O requerimento será discutido nesta segunda-feira pela Câmara Municipal de Presidente Prudente. No último sábado, este diário noticiou dois ataques de cães da raça pitbull a coletores da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).
De acordo com a vereadora, o requerimento proposto é de “suma importância” para a sociedade, haja visto a recorrência de casos de ataques de animais contra transeuntes na cidade. “Já não é a primeira vez que nós ouvimos falar que um cão perigoso mordeu, atacou ou feriu alguém. E até então nada havia sido feito para inibir essa situação em relação aos seus tutores, que às vezes, por algum descuido, esquecem os seus portões abertos”, destaca Nathália.
Para a parlamentar, muitos trabalhadores também têm sido alvos desta situação e há de ser feita uma legislação que resguarde os profissionais em relação a ataques de animais. “Carteiros, leituristas de água, energia, trabalhadores ambulantes, sorveteiros, e tantos outros trabalhadores, formais e informais, até mesmo motociclistas. Então esse projeto visa um despertamento mais cuidadoso dos animais por parte de seus tutores”.
“Esta medida é apenas para orientar e despertar a atenção de seus tutores, para que estes que possuem animais de raças mais perigosas tomem bastante cuidado com os seus portões, pois, assim, estaremos protegendo não somente a vida de trabalhadores, mas também a vida de crianças que, às vezes, brincam na rua”, pontua a vereadora.
SAIBA MAIS
Dois ataques de pitbulls a coletores da Prudenco são registrados na mesma manhã