O projeto de extensão MoviMente, conduzido pelo Grupo de Estudo em Desporto e Treinamento de Força (Gedef) da FCT Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), está com inscrições abertas para voluntários com idades entre 18 e 59 anos, com diagnóstico de depressão, que tenham disponibilidade para participar de treinamento físico supervisionado três vezes na semana durante três meses.
Em 2024, o projeto atendeu cerca de 50 pessoas no segundo semestre. A coleta de dados faz parte da dissertação de mestrado da estudante Jessenia Sales, que envolve treinamento resistido x pessoas com transtorno depressivo maior.
O trabalho é orientado pelo professor Dr. Fabrício Eduardo Rossi, do Departamento de Educação Física. Fabrício destaca a importância de novos estudos sobre o tema. “Nós sabemos que o exercício é benéfico para a saúde mental, reduzindo sintomas de depressão e sintomas de ansiedade. Porém, ainda não é muito clara a influência das variáveis de treinamento sobre esses desfechos, então a gente quer entender melhor isso para termos uma prescrição mais assertiva quanto aos benefícios do exercício para induzir os sintomas e efeitos do antidepressivo”, explica.
A participação no projeto é gratuita e aberta para toda a comunidade. As avaliações vão ocorrer ainda no mês de fevereiro. Os voluntários terão acesso a consultas com médico psiquiatra e avaliações da estimativa da quantidade de gordura corporal, massa muscular e avaliações de força muscular, antes de iniciar o programa de oito semanas de treinamento supervisionado no Centro Esportivo 2, no campus da FCT Unesp. Ao todo, o programa com pré e pós-avaliação ocorrerá dentro de 12 semanas.
Os treinos estão previstos para começar em março, sendo às segundas, quartas e sextas-feiras, com duas opções de horário: das 8h às 9h e das 19h às 20h.
SERVIÇO
Para participar, os interessados devem preencher o formulário on-line (https://support.google.com/drive/answer/6283888)