Projeto Inspira: atividades gratuitas no Sesc incentivam cultura de saúde e bem-estar

São oficinas de fitoterapia com plantas medicinais, aromaterapia, gel de massagem e vivência com folhas sagradas, todas abertas ao público; veja como participar

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 10/04/2025
Horário 08:09
Foto: Arquivo Pessoal
Oficina aborda o uso prático e estudado das plantas medicinais, explorando seus efeitos no corpo
Oficina aborda o uso prático e estudado das plantas medicinais, explorando seus efeitos no corpo

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde (7/4), o Sesc São Paulo convida o público a refletir sobre o tema para além da ausência de doenças, por meio do projeto Inspira - Ações para uma vida saudável. De 8 a 21 de abril, são realizadas atividades em 34 unidades do Sesc em todo o Estado, entre elas o Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Neste sábado e domingo (12 e 13/4), às 9h30, a unidade prudentina promove a oficina “Fitoterapia e Plantas Medicinais: Segurança e Eficácia”, com a especialista, Jane Glebia. A atividade aborda o uso prático e estudado das plantas medicinais, explorando seus efeitos no corpo a partir de pesquisas científicas.

A fitoterapia é a ciência que estuda o uso terapêutico das plantas, investigando os efeitos benéficos de seus princípios ativos no organismo humano. Durante a oficina, Jane também apresenta técnicas de infusão, decocção, maceração, tintura e emplastos. Ela explica o uso seguro e eficaz das plantas medicinais, bem como a importância de conhecer os mecanismos de ação, sinergias e possíveis toxidades.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do app Credencial Sesc SP, do site sescsp.org.br/prudente ou presencialmente na Central de Relacionamento, mediante agendamento. As vagas são limitadas.

Vivências

A vivência “A Força das Folhas Sagradas: Ngunzo Kinsaba Nzambiri” ocorre no sábado (19/4), às 14h, conduzida pelo sacerdote, Taata Nganga Nkongoande. Ele compartilha seu conhecimento sobre o uso de folhas, cascas, frutos e sementes dentro das tradições do Candomblé Bantu de Kongo-Angola.

O sacerdote também deixa em exposição plantas e artefatos litúrgicos, servindo como disparador para uma roda de conversa na qual apresenta suas práticas de plantio, mudas e banhos típicos, além de cânticos e instrumentos tradicionais, celebrando a riqueza cultural de terreiro.

A participação é gratuita e requer a retirada de senha no local, que começa a ser distribuída com 30 minutos de antecedência. As vagas são limitadas e a classificação é de 16 anos.
No domingo (20), às 14h30, ocorre a vivência “Aromaterapia: do Relaxamento Diário ao Banho Florestal Imaginário”, ministrada pelo professor Marcelo Anselmo. A atividade propõe ensinar técnicas da aromaterapia como ferramenta para o relaxamento, explorando formas de conexão com a natureza no dia a dia.

Durante a prática, o participante aprende métodos para desacelerar a rotina e incorporar momentos de pausa, utilizando os benefícios dos óleos essenciais e da respiração consciente. O encontro oferece a criação de um banho florestal imaginário, experiência sensorial que fortalece o vínculo com a natureza por meio da imaginação e do bem-estar.

No feriado

Encerrando a programação, na segunda-feira (21), feriado, às 11h, o professor Marcelo Anselmo retorna para ministrar a oficina Gel de Massagem Natural: Um Toque de Autocuidado. A proposta é a preparação de um gel de massagem livre de compostos químicos, ressaltando os benefícios do toque terapêutico físico e emocional.

Durante a oficina, o público tem a oportunidade fazer o gel com ingredientes naturais e realizar técnicas básicas de massagem corporal. É um estímulo ao autocuidado, unindo conhecimento sobre cosméticos naturais à prática do toque consciente para promover relaxamento e alívio de tensões do cotidiano.

Projeto Inspira

Criado em 2018, o projeto busca, por meio de suas ações, promover a cultura de saúde e incentivar hábitos que contribuam para o bem-estar físico e mental dos indivíduos. Em sua oitava edição, o Inspira destaca as Pics (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) como uma abordagem fundamental no cuidado integral ao ser humano. 

Reconhecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), essas práticas incluem terapias que visam prevenir doenças e promover a recuperação da saúde, valorizando a escuta acolhedora e os saberes tradicionais que oferecem outras visões sobre práticas de cuidado.

“Ao realizar o Inspira, o Sesc convida todos a refletir sobre a cultura da saúde, que está profundamente conectada com a nossa ação, que estimula a adoção de práticas cotidianas que favorecem a qualidade de vida, como a alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a gestão do estresse”, explica Luiz Deoclécio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.

Studio DePaula

Plantas e artefatos litúrgicos são expostos durante a vivência “A Força das Folhas Sagradas: Ngunzo Kinsaba Nzambiri” 

Plenitude Bem-Estar

Vivência no dia 20 propõe ensinar técnicas da aromaterapia como ferramenta para o relaxamento

Plenitude Bem-Estar

Durante oficina, público faz o gel com ingredientes naturais e realiza técnicas básicas de massagem corporal

Publicidade

Veja também