Projeto HAARP

O projeto High Frequency Active Auroral Research Program (Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência) é uma investigação financiada pela Força Aérea dos USA, a Marinha e a Universidade do Alasca, com o propósito oficial de entender, simular e controlar os processos ionosféricos que poderiam mudar o funcionamento das comunicações e sistemas de vigilância. 
Iniciou-se em 1993, com uma série de experimentos durante 20 anos. É similar a numerosos aquecedores ionosféricos existentes em todo mundo e tem um grande número de instrumentos de diagnóstico com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento científico da dinâmica ionosférica. Em 1999, o Parlamento Europeu emitiu uma resolução onde afirmava que o Projeto HAARP manipulava o meio ambiente com fins militares, pleiteando uma avaliação do projeto por parte da Science and Technology Options Assessment, o órgão da União Europeia responsável por estudo e avaliação de novas tecnologias. 
Em 2002, o Parlamento Russo apresentou ao presidente Vladimir Putin um relatório assinado por 90 deputados dos comitês de Relações Internacionais e de Defesa, onde alega que o projeto era uma nova arma geofísica, capaz de manipular a baixa atmosfera terrestre. Em maio de 2014, foi anunciado pela Força Aérea americana que o projeto seria encerrado. O projeto foi criado pelo senador americano, Ted Stevens, quando ele exercia grande controle sobre o orçamento de defesa dos Estados Unidos. 
Durante uma audiência no Senado Americano em 2014, o vice-secretário assistente da Força Aérea para a ciência, tecnologia e engenharia, disse que esta "não é uma área que temos necessidade no futuro," e não seria uma boa utilização dos fundos da Força Aérea manter o HAARP. "Estamos nos movendo para outras formas de influenciar a ionosfera, que foi o que o HAARP foi realmente concebido para fazer", disse ele, para injetar energia na ionosfera e ser capaz de realmente controlá-la. Mas tal trabalho foi concluído. Comentários deste tipo são responsáveis pelo aparecimento de teorias conspiratórias sobre o projeto, que foi encerrado em meados de 2015.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/High_Frequency_Active_Auroral_Research_Program
 

Publicidade

Veja também