Depois de alguns anos de estudo, chega a hora de aprimorar o conhecimento musical, melhorar a técnica e ampliar o repertório. Essa é a função dos Grupos de Referência do Projeto Guri – programa mantido pela Secretaria da Cultura do Estado –, que abrem processo seletivo para 371 vagas, até
27 de novembro. As inscrições são feitas pelo site www.projetoguri.org.br/programadebolsas.
A seleção, voltada a alunos e ex-alunos, é feita anualmente por meio de testes práticos e entrevistas coordenadas pelos profissionais da Amigos do Guri. Os mais pontuados recebem por 10 meses uma bolsa que custeia despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outras, viabilizando a participação do aluno em apresentações e incentivando o seu desenvolvimento musical. A cada ano há um novo processo seletivo.
Os Grupos de Referência também se apresentam com nomes consagrados do meio artístico nos palcos mais importantes do cenário musical brasileiro
Os guris em estágio mais avançado de aprendizado têm a oportunidade, desde 2010, de integrar um dos 12 Grupos de Referência do Projeto Guri distribuídos pelo Estado. São orquestras, cameratas, bandas, coros, grupo de percussão, entre outras formações musicais que servem de modelo e incentivo para todos os alunos do Projeto Guri. O objetivo é proporcionar aos alunos de maior destaque a execução de obras originais e arranjos mais elaborados escritos para as diferentes formações.
Os Grupos de Referência também se apresentam com nomes consagrados do meio artístico nos palcos mais importantes do cenário musical brasileiro. Os Grupos estão distribuídos por todo o Estado de São Paulo de forma a oportunizar democraticamente o acesso aos estudantes de música interessados no aprimoramento musical.
Presentes nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Ourinhos, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba, os Grupos de Referência ensaiam nos polos do Guri duas vezes por semana e são formados por alunos da região em que estão estabelecidos. O repertório abrange diferentes estilos musicais e épocas, do erudito ao popular.
Aos integrantes dos Grupos de Referência são oferecidos empréstimo de instrumentos, a participação em projetos especiais e eventos com artistas convidados, além de uma bolsa auxílio para os alunos com melhor desempenho na seleção. Anualmente, o Projeto Guri oferece mais de 400 vagas, distribuídas conforme as variadas formações.
Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os cerca de 360 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Vagas oferecidas
226 Bolsas Performance (12 a 20 anos – para alunos e ex-alunos do Projeto Guri)
35 Bolsas Aprendiz (16 a 21 anos – para alunos e ex-alunos do Projeto Guri)
110 Bolsas sem Auxílio Financeiro (8 a 18 anos – só para alunos do Projeto Guri)
Processo seletivo para os Grupos de Referência
Período: 7 a 27 de novembro.
Inscrições e informações: www.projetoguri.org.br/programadebolsas