Valorizar o ser humano, formar um cidadão disciplinado, além de despertar o talento. Esses elementos são aplicados diariamente no Projeto Espaço Amigo, em Ribeirão dos Índios. Tradicional, a iniciativa socioeducativa atende crianças e adolescentes com a realização de oficinas de artes, componentes escolares, escolinha de caratê, aulas de educação física, atividades recreativas, além de passeios. De acordo com a coordenadora do Espaço Amigo, Pamela Aline Lozi, cerca de 80 alunos, de 7 a 14 anos, estão inseridos no projeto, que funciona no Ciei (Centro Integrado de Educação Infantil), de segunda a sexta-feira, em dois períodos: de manhã, das 7h30 às 11h, e à tarde, das 13h às 16h30.
Mineiro (à dir.) é responsável pelas atividades de caratê
"A nossa proposta é disponibilizar oficinas que visam a formação social e a valorização do ser humano. Esse aprendizado proporciona também a cidadania e a transformação de vidas", enfatiza a gestora. No Espaço Amigo, conforme Lozi, são oferecidas oficinas de linguagens artísticas (teatro, dança e música), de matemática e língua portuguesa, artesanato e de jogos coletivos.
"São atividades que integram os alunos na sociedade. Além dessas ações, o projeto prioriza o lazer e a visita para conhecer instituições locais e regionais", pontua a coordenadora, que dirige a iniciativa há mais de quatro anos. "O Espaço Amigo funciona já faz algum tempo e possibilitou a construção de um futuro melhor para os frequentadores".
A programação do projeto é uma ferramenta que viabiliza tirar da ociosidade crianças e adolescentes de Ribeirão dos Índios, cidade que registra 2.250 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Inclusão esportiva
Os frequentadores têm ainda as oficinas na área esportiva. Aulas de educação física e a escolinha de caratê, sob a supervisão do professor Marcos Rogério da Cunha Garcia, Marcos Mineiro, faixa preta, 3º Dan, de Santo Anastácio, são alternativas que atraem a jovem geração do município. Segundo Lozi, a arte marcial é desenvolvida toda terça-feira, de manhã e à tarde, no Ciei. "O esporte tem papel fundamental no projeto. Priorizamos uma prática coletiva e que faça a inclusão", acrescenta.
Como fruto que foi semeado corretamente, 11 alunos do Espaço Amigo participaram do Torneio Regional de Caratê Wadô-Ryu. O evento foi realizado no dia 19 de novembro, em Presidente Venceslau, na quadra do Ginásio de Esportes do Colégio Uniesp, com cerca de 140 caratecas de 12 cidades.