Projeto encaminha estudantes para consultas oftalmológicas 

Testes de acuidade visual ocorre nas escolas públicas de Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/09/2021
Horário 07:29
Foto: AI da Santa Casa 
Testes de acuidade foram realizados em 4 escolas públicas 
Testes de acuidade foram realizados em 4 escolas públicas 

O projeto “Saúde Visual do Escolar” retomou os testes de acuidade visual em estudantes do sexto ano de escolas públicas de Presidente Prudente. O trabalho interrompido pela pandemia em 2020 atendeu na última semana cerca de 150 alunos de três colégios. Um grupo de 33 estudantes foi encaminhado para consultas oftalmológicas no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa de Presidente Prudente, da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente.  O projeto é realizado em parceria com a Faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e Lions Clube Centenário.  
Nessa retomada, foram atendidos estudantes das escolas públicas, Professora Marietta Ferraz de Assumpção, Comendador Tannel Abbud e Professora Anna Antônio. Os testes foram realizados seguindo todos os protocolos de segurança. Nesta primeira etapa, 33 alunos apresentaram algum problema de visão e irão passar por atendimento no Banco de Olhos. Segundo o oftalmologista Rodrigo Navarro, com a pandemia, as aulas online fizeram com que que a visão de perto fosse mais exigida, isso associado ao lazer no celular e tablet, contribuíram para o aumento de problemas. 
“A exposição maior a iluminação artificial dos eletrônicos e a proximidade com os olhos podem levar a necessidade do uso de óculos tanto para descansar a visão quanto para controle da dor de cabeça”, explica o especialista. Os alunos atendidos pelo projeto “Saúde Visual do Escolar” irão passar por atendimento com oftalmologistas no dia 27 de setembro.  Em caso de necessidade, é feita a liberação de óculos, sem custos. De acordo com o cronograma, os testes de acuidade nas escolas seguem no mês que vem em mais sete escolas.

SAIBA MAIS
Segundo o presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, desde de 2010 foram atendidos 23.374 mil estudantes da rede pública, sendo que 4.084 foram encaminhados para atendimento clínico e 1.483 receberam óculos de graça. Além do projeto “Saúde Visual do Escolar”, o Banco de Olhos faz transplante e captação de córnea, captação de múltiplos órgãos e cirurgias de catarata. 

Publicidade

Veja também