Projeto de educação cívica chega à 5ª edição

Abertura da ação, promovida pela Polícia Militar, ocorreu ontem, na Escola Municipal José Carlos João, em Prudente

PRUDENTE - Gabriel Tibaldo

Data 24/02/2015
Horário 08:41
 

 

A Escola Municipal José Carlos João, em Presidente Prudente, sediou, na manhã de ontem, a abertura da 5ª edição do projeto Educação Cívica na Escola. O objetivo da proposta é resgatar o civismo e o patriotismo dos alunos, além de desenvolver uma maior relação da Polícia Militar com a comunidade. Em 2014, participaram 31 escolas e aproximadamente 13,5 mil alunos. A expectativa é de que seja atendida a mesma quantidade de estudantes neste ano.

O trabalho é uma ação da própria PM, por meio da Banda Regimental de Música do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior–8), com a parceria da Prefeitura de Presidente Prudente, Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e Câmara de Vereadores.

Jornal O Imparcial Banda Regimental de Música do CPI-8 conduziu os estudantes durante a cerimônia

Para a professora Marlete Zocante, 49, o projeto é "uma boa maneira de desenvolver o respeito à pátria entre os estudantes". "Conseguimos resgatar o civismo entre os alunos", diz. Já o estudante Daniel Amorim Andrade, 10, considera o tema é importante para sua formação. "Aprendemos o verdadeiro significado de respeito à pátria. Eu gosto, porque todas as vezes o tema é abordado de maneira diferente", afirma.

Os alunos apresentaram pela primeira vez às autoridades presentes, um hino da escola composto por eles junto com a professora Ana Maria da Silva Santos, para reforçar o compromisso com a educação. "É um pacto com a sociedade para alcançarmos dias melhores para nossa nação", relata a docente.

Durante a cerimônia, o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), abordou a importância das parcerias entre a PM e a escola nesta proposta. "Os alunos estão sendo privilegiados", afirma. Vislumbrou ainda os resultados positivos decorrentes da ação. "Quando somamos os esforços da comunidade com o poder público, a consequência tende a ser extremamente satisfatória", destaca.

Segundo o Comandante da 5ª Companhia da PM, Edson Aparecido Torchi Duro, 46, esse trabalho resgata a cidadania. "Todos os anos este evento acontece com sucesso", diz.

 

Concurso


"Qual foi a sua experiência com o projeto Educação Cívica na Escola?". Essa é a pergunta que a Seduc fará para premiar os melhores desenhos e redações em um concurso. Cada escola irá selecionar três trabalhos. Os melhores serão premiados com medalhas em uma seção solene de encerramento do projeto, prevista para ser realizada no dia 8 de setembro. Vão ser escolhidas duas atividades da categoria desenho e três no grupo da redação. Os vencedores receberão uma placa de prata, que deve ser entregue no mês de novembro com data ainda indefinida.
Publicidade

Veja também