Projeto de arborização dobra número de árvores

Com a chegada de novos loteamentos em Prudente, Semea relata a necessidade de recomposição arbórea em bairros do município

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 27/09/2017
Horário 12:02

A recomendação prevista pela ONU (Organização das Nações Unidas) diz que o ideal é ter uma árvore para cada habitante nos municípios, para que ocorra o desenvolvimento do meio ambiente. Pensando nisso, desde que o Programa de Arborização Urbana Prudente Mais Verde, da Prefeitura, foi implantado, há pouco mais de três anos, o número de árvores duplicou na cidade. Conforme o titular da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues, entre a data de implantação do programa, até os dias atuais, foram plantadas cerca de 100 mil mudas. Desta forma, entre árvores em crescimento e o vegetal arbóreo já existente, a cidade conta com aproximadamente 210 mil espécies, uma vez que, no levantamento feito às vésperas da deflagração do projeto, Prudente possuía 110 mil árvores.

No papel, o objetivo da ação é promover a recomposição vegetal do município. No entanto, Portella garante que vai além disso. À reportagem, ele explica que a oportunidade também serve para combater a poluição, seja ela sonora ou ambiental. “O programa tem ênfase em espaços vazios, mas, diariamente é feito plantio em vários pontos. A atividade é feita para que o índice proposto pela ONU seja alcançado o quanto antes. É válido ressaltar que já existem muitas árvores plantadas, mas para que a formação de uma copa seja completa demora em torno de 2 a 3 anos”, explica.

E nesse meio tempo, isso inclui a incidência de mais angicos, oitis, ipês, acácias, magnólias, entre outras espécies nativas que foram plantadas e que também estão entre as primeiras opções. Por falar em prioridade, alguns bairros da cidade são áreas que vão à frente das outras. “Por conta dos novos loteamentos que tivemos ao longo dos anos, é natural que a população aumente, assim como a estrutura física e residencial do município, o que impulsiona em locais mais abertos e sem árvores, que, por sua vez, merecem uma atenção maior”. Entre os exemplos, o secretário aponta o Jardim Cambuy, Conjunto Habitacional João Domingos Netto e Residencial Cremonezi.

Mas para que o trabalho seja continuado e concluído, Portella pontua que a participação da comunidade é essencial, seja em não promover a degradação quanto no auxílio do plantio. Os dados da Semea mostram que, só em 2017, entre plantios e árvores retiradas da secretaria por moradores, foram plantadas cerca de 7 mil mudas. “Escolas, instituições de ensino superior, empresas do setor privado, a sociedade como um todo e o próprio poder público. Os números são esses porque houve uma junção de forças de todas essas partes. A gente fiscaliza para que estragos não ocorram, mas a comunidade também precisa ser um agente protetor”, expõe o secretário.

 

Implantação

O Programa de Arborização Urbana Prudente Mais Verde foi implantado pela administração municipal em 2014, por meio de um projeto de lei de autoria do vereador Enio Luiz Tenório Perrone (PSD), atual presidente da Câmara Municipal. Na época, conforme noticiado, a estimativa era plantar 200 mil mudas de árvores nativas na cidade, sem um tempo específico pré-determinado.

Assim que foi implantado o projeto, o secretário à frente da Semea repercutiu que, no futuro, os plantios ocorreriam de 30 em 30 dias. Questionado, Portella expõe que está sendo cumprido, uma vez que “árvores estão sendo plantadas diariamente”.

 

SAIBA MAIS

Além dos plantios realizados assiduamente pela Semea, os munícipes interessados em adquirir uma muda podem procurar a secretaria e retirar no local. A pasta fica localizada na Rua Altair de Senna, 730, no Jardim Jequitibás. Mais informações pelo telefone 3906-5275.

Publicidade

Veja também